Candidatos do Enem 2025 em Belém, Ananindeua e Marituba têm até 12 de dezembro para solicitar reaplicação. Provas ocorrem em 16 e 17 de dezembro.
Candidatos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, têm um prazo específico para solicitar a reaplicação das provas. Os participantes dessas cidades, onde o exame regular foi realizado em datas distintas devido à COP30, podem fazer o pedido a partir desta segunda-feira (8) até às 12h do dia 12 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As solicitações serão avaliadas individualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para os demais candidatos do país, o prazo geral para solicitar a reaplicação já se encerrou em 21 de novembro.
O direito à reaplicação é concedido em situações de problemas logísticos, como falhas de energia, ou erros de procedimento, além de doenças infectocontagiosas listadas no edital, como Covid-19, varíola dos macacos, influenza, sarampo, rubéola, meningites e varicela. É necessário apresentar documentação que comprove a situação, com data coincidente ao dia da prova.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, para todos os participantes, independentemente do local de prova ou da data de solicitação. Embora recursos como videoprova em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e leitor de tela não estejam disponíveis na reaplicação, haverá intérprete, auxílio para leitura e prova impressa.
O Pará se destacou nas provas, ocupando a 5ª posição no ranking geral do país. Com a proximidade das provas, especialistas em educação recomendam que os candidatos utilizem a reta final de forma estratégica. Júlio Ibrahim, diretor adjunto de Sistemas de Ensino da FTD Educação, sugere revisar conteúdos essenciais, realizar mini simulados e manter o equilíbrio emocional para melhorar o desempenho.
Ibrahim aconselha priorizar temas recorrentes, praticar leitura crítica, revisar a estrutura da redação e evitar a sobrecarga de estudos nos últimos dias. A plataforma também orienta os participantes a organizarem documentos, verificarem o local da prova e manterem rotinas de sono, hidratação e alimentação leve, fatores que influenciam diretamente no rendimento.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.