Polícia realiza operação e apreende caranguejos, saguis, jacarés e jibóias em feira no RJ
O Ibama e a Polícia Civil apreenderam mais de 300 animais em Duque de Caxias.

A operação conjunta do Ibama e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, resultou na prisão de oito indivíduos na Feira de Duque de Caxias (RJ). Os detidos foram acusados de crimes contra a fauna, maus-tratos a animais silvestres e receptação qualificada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram registrados 12 autos de infração, totalizando R$ 473.800,00 em multas. Na ocorrência, os policiais apreenderam 313 caranguejos, 6 saguis, 3 jacarés, 3 pássaros e um filhote de jiboia.
Os saguis, espécie ameaçada de extinção, estavam abrigados em meias dentro de sacolas. Um deles faleceu devido às condições precárias. A jiboia também não sobreviveu, pois foi esmagada por um dos envolvidos ao notar a presença da fiscalização.
Leia também:

A PF executa a “Operação Golpe” para combater fraudes bancárias na região do Sul Fluminense

Barbiezinha de Bangu, influenciadora do tráfico, é presa no RJ

PM do RJ indiciou um homem por tentativa de homicídio contra um argentino em Búzios
Adicionalmente aos oito detidos, um indivíduo foi indiciado por comercializar caranguejos capturados ilegalmente com equipamentos proibidos (redes). Ele foi encaminhado à delegacia, porém foi solto. Houve, ainda, a apreensão de alçapões e estilingues utilizados para capturar animais.
Após a ação, técnicos do Ibama libertaram os caranguejos em ambiente apropriado. Os jacarés também serão devolvidos ao habitat natural, e os demais animais foram direcionados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Lorena (SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não se tratou da primeira ação do Ibama na feira. Em meados de março, a Operação Mercatio, com apoio da Polícia Federal, já havia apreendido 194 animais, incluindo um pixoxó – ave ameaçada de extinção – e aplicado R$ 270,5 mil em multas.
Sob a supervisão de Carolina Figueiredo.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.