Foram cumpridos mandados judiciais nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul iniciou, na terça-feira (10), uma operação para combater o crime de lavagem de dinheiro decorrente de extorsões na modalidade golpe dos nudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim até o momento, 11 indivíduos foram presos. As mandados judiciais foram executados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Pelo menos 16 empresas tiveram suas atividades suspensas. Dentre elas, três açougues na cidade de Pelotas (RS). “Algumas outras empresas são aqui de Pelotas, mas são empresas de fachada, criadas exclusivamente para movimentar valores ilícitos, assim como outras empresas de fora do Estado. Mas esses três açougues, aqui em Pelotas, funcionavam com aparência de licitude e hoje foram fechados.”
Havia funcionários, muitos clientes, mas também eram instrumentos da lavagem de dinheiro, afirmou o delegado responsável pela investigação, César Nogueira.
A polícia também interditou 300 contas bancárias, apreendeu 37 veículos e tomou à posse de 10 imóveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação é um desdobramento de uma investigação da polícia, de setembro de 2024, que investigou o crime de extorsões a partir do golpe dos nudes. Atualmente, a nova etapa concentra-se na lavagem de dinheiro proveniente dessas extorsões, praticada por um grupo criminoso com atuação em diversos estados.
A polícia alega que o grupo desviou mais de 320 milhões de reais, empregando empresas de fachada, sociedades de investimento e contas de terceiros para ocultar a origem ilícita dos recursos. Com base na investigação, foi possível identificar e contatar os chefes do grupo criminoso.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.