PIB da China registra expansão de 5,2% no segundo trimestre de 2025

O resultado divulgado nesta terça-feira (15.jul) refere-se ao mesmo período de 2024 e ultrapassou as previsões do mercado.

15/07/2025 5:01

1 min de leitura

PIB da China registra expansão de 5,2% no segundo trimestre de 2025
(Imagem de reprodução da internet).

A economia chinesa registrou um crescimento de 5,2% no segundo trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. O Produto Interno Bruto do período ficou 0,2 pontos percentuais abaixo do crescimento divulgado nos primeiros três meses do ano, conforme dados apresentados pelo Departamento Nacional de Estatísticas da China nesta terça-feira (15.jul.2025). O resultado ultrapassou as previsões do mercado, que estimavam um crescimento de 5,1%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro semestre do ano, o crescimento foi de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Produto Interno Bruto alcançou 66,87 trilhões de yuans (aproximadamente R$ 51,5 trilhões). O resultado mantém-se acima da projeção do governo chinês de que a economia cresça em 5% até o final do ano.

Leia também:

O documento que divulga os dados econômicos revela que o crescimento foi obtido por meio de políticas macroeconômicas implementadas pelo PCC (Partido Comunista da China) para lidar com os impactos da guerra comercial com os Estados Unidos.

A economia nacional resistiu à pressão e enfrentou o desafio, afirma o documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crescimento por setor.

O relatório aponta que o desempenho industrial avançou 6,4% na primeira metade do ano. O volume de produção de veículos elétricos, os NEVs (abreviação em inglês para Veículos de Nova Energia), cresceu 36,2% nesse período, e a fabricação de robôs subiu 35,6%.

O setor de serviços expandiu 5,5%, com destaque para a tecnologia da informação (11,1%) e os serviços empresariais e de leasing (9,6%). As vendas no varejo ascenderam a 24,5 trilhões de yuans (aproximadamente R$ 19,1 trilhões), sendo que o comércio on-line representou 24,9% desse total.

Analise alguns indicadores econômicos em relação ao primeiro semestre de 2024:

Fonte por: Poder 360

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.