Pesquisa indica que brasileiros estimam viver até os 80 anos
Um estudo intitulado “Attitudes to Ageing 2025”, da Ipsos, aponta que a autoprojeção de expectativa de vida no Brasil se destaca como uma das maiores do…

Os brasileiros estimam viver até os 80 anos, um dado superior à média mundial de 78 anos e à expectativa de vida de 76,4 anos divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso posiciona o Brasil entre os países que projetam as maiores expectativas de vida do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados resultam de uma pesquisa intitulada “Attitudes to Ageing 2025”, realizada pela Ipsos em 32 países ao redor do mundo. A pesquisa também aponta que, aos 65 anos, os indivíduos podem ser vistos como pertencentes à “terceira idade” pelos entrevistados no Brasil. Isso sugere que o brasileiro espera viver 15 anos na velhice, um dos períodos mais longos identificados no estudo, ficando atrás apenas dos 16 anos registrados na África do Sul e dos 17 anos na Colômbia, Filipinas e Indonésia.
A grande maioria dos entrevistados no Brasil (57%) demonstra ansiedade em relação à terceira idade, enquanto 38% afirmaram não aguardar com entusiasmo essa fase da vida.
Leia também:

O Ozempic brasileiro, que começa a ser disponibilizado nas drogarias na segunda-feira

Compreenda as distinções entre o “Ozempic” brasileiro e outros injetáveis

“Meu corpo não me obedecia”: o que é distonia e por que é subdiagnosticada
Qual foi a metodologia utilizada no estudo?
A pesquisa foi conduzida pela Ipsos em suas plataformas online Global Advisor e IndiaBus, entre 24 de janeiro e 7 de fevereiro de 2025.
A Ipsos realizou uma pesquisa com 23.745 adultos com 18 anos ou mais na Índia, entre 18 e 74 anos no Canadá, República da Irlanda, Malásia, África do Sul, Turquia e Estados Unidos, entre 20 e 74 anos na Tailândia, entre 21 e 74 anos na Indonésia e Singapura, e entre 16 e 74 anos em todos os demais países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A amostra compreende cerca de 1.000 pessoas em cada um dos seguintes países: Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Nova Zelândia, Filipinas, Espanha e EUA, e 500 indivíduos em cada um dos seguintes países: Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Hungria, Indonésia, Irlanda, Malásia, México, Países Baixos, Peru, Polônia, Singapura, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Suíça, Tailândia e Turquia.
Diferenças entre as gerações.
O estudo aponta variações culturais e entre gerações em relação à idade, longevidade e disposição para iniciar esta fase da vida. Entre os países com as menores projeções, encontram-se o México (74 anos), Índia e Turquia (72 anos) e Hungria (64 anos).
Os dados globais indicam que, diferentemente do Brasil, a maioria das pessoas não demonstra entusiasmo em relação ao envelhecimento. Em 32 países, 57% das pessoas relatam não estar ansiosas pela terceira idade (em oposição a 38% que expressam essa expectativa). A resistência à chegada da velhice varia conforme a renda, o nível de escolaridade e a distância da idade avançada, sendo os jovens os mais otimistas.
Em nível global, as gerações Z e Millennials demonstram maior expectativa em relação à terceira idade, notadamente os homens da geração Z (46%) e os Millennials (44%). As mulheres, por outro lado, apresentaram índices de expectativa pela velhice inferiores aos dos homens, sendo a geração Baby Boomer a que se destaca com apenas 29% das entrevistadas indicando aguardar com entusiasmo a fase da vida adulta avançada.
Na Indonésia, em pesquisa por gênero e faixa etária (de 18 a 74 anos), 89% das mulheres e 88% dos homens expressam otimismo em relação à chegada da terceira idade. No Brasil, 59% das mulheres e 55% dos homens manifestam esse sentimento.
Há mais influência do estilo de vida no envelhecimento do que da genética, aponta estudo.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)