Os cães podem transmitir a doença que causou a extinção da humanidade no século XIV
Descubra como seu cão pode trazer a Peste Negra para casa e aprenda dicas práticas para evitar pulgas e proteger sua família.

Em agosto de 2025, um novo caso de peste bubônica (ou peste negra) foi detectado em South Lake Tahoe, Califórnia. A contaminação se deu através da picada de uma pulga infectada durante uma atividade de camping, conforme informado pelo Departamento de Saúde Pública local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A doença ainda é endêmica em áreas de alta altitude do oeste americano, como as montanhas da Califórnia, Colorado e Arizona.
A bactéria responsável, *Yersinia pestis*, se dissemina através de pulgas que habitam roedores selvagens, tais como esquilos e ratos.
Leia também:

Preços de alimentos caem e aliviam o orçamento; confira quais produtos tiveram maior redução

10 veículos com desconto excepcional de R$ 60 mil; a seleção é surpreendente

Empresa renomada do setor de suplementos é fechada pela Anvisa
Os animais de estimação desempenham um papel importante na vida de seus tutores.
Animais de estimação, como cachorros e gatos, que se exercitam ao ar livre, podem introduzir pulgas em ambientes internos.
As pulgas se alimentam de sangue de animais e, se infectadas, podem transmitir doenças aos humanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, as autoridades recomendam que os responsáveis prestem atenção, sobretudo, em caminhadas em áreas florestais, campamentos ou viagens.
Em 2025, quatro roedores apresentaram casos de peste na área do Lago Tahoe, o que intensificou o risco.
Como proteger seu cão e sua família
A prevenção é simples e eficaz. Portanto, observe os cuidados recomendados abaixo:
Ademais, preserve a limpeza do ambiente e evite o acúmulo de materiais que possam servir de abrigo para pulgas ou roedores.
Sintomas e tratamento da Peste Negra
A Peste Negra se manifestava com sintomas graves e rapidamente progressivos. Os indivíduos frequentemente apresentavam febre alta, dores musculares intensas, principalmente nas pernas, e erupções cutâneas avermelhadas. Uma característica marcante era a formação de bubões
Os sintomas da doença podem surgir em até 14 dias: febre, calafrios, fraqueza, náuseas e linfonodos inchados.
Apesar da sua relevância histórica, a peste apresenta boa resposta ao tratamento com antibióticos, caso seja diagnosticada precocemente.
É fundamental levar seus animais de estimação para passear. Contudo, eles não são os únicos perigos aos quais os pets estão expostos.
Fonte por: FDR
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)