Operações da PF fecharam cinco garimpos ilegais de ouro e destruíram equipamentos no Pará
A operação incluiu apoio do Ibama e desativou equipamentos pesados e motores utilizados na extração ilegal.
A ação da PF, em parceria com o Ibama, entre segunda e terça-feira, desmantelou cinco garimpos ilegais de ouro e apreendeu equipamentos utilizados nas atividades clandestinas, na cidade de Cachoeira do Piriá, no nordeste do Pará.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a operação, foram empregadas nove pás carregadeiras e aproximadamente 45 motores, juntamente com estruturas de apoio utilizadas para a extração, carregamento e logística da mineração. A operação recebeu o nome de Echo 177.
Os agentes também realizaram duas buscas e apreensões, relacionadas a dez processos minerários que estavam em operação sem a devida autorização legal na região, próxima à fronteira com o Maranhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Federal apurou que os garimpos operavam sem a licença da ANM (Agência Nacional de Mineração) e identificou o uso de cianeto no processo de extração do ouro. A substância é extremamente tóxica, representando perigo à saúde humana e ao meio ambiente.
As investigações seguem para identificar e responsabilizar os envolvidos, além de possibilitar ações para a recuperação das áreas degradadas pela atividade ilegal.
Leia também:
“Europa em silêncio”, afirma André Guimarães sobre NDCs na COP30 e pressiona União Europeia por metas climáticas
Belém em alerta: Chuvas leves previstas durante toda a semana
Suspeito Investigado por Coagção Psicológica de Aluna de 15 Anos
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












