O Vaticano registrou um lucro de 72 milhões de dólares em seus investimentos financeiros e imobiliários
O Leão XIV se depara com o desafio crucial de ajustar as finanças.
O Vaticano registrou um lucro de 62,2 milhões de euros (72,2 milhões de dólares ou 403,3 milhões de reais) em seus investimentos financeiros e imobiliários, um aumento de 35% em relação ao ano anterior, conforme divulgado em um balanço publicado na segunda-feira, 28.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado permite a destinação de uma contribuição excepcional de 46,1 milhões de euros (aproximadamente 53 milhões de dólares ou 296 milhões de reais) para atender às necessidades da Santa Sé e ao déficit da Arquidiocese de Roma.
O Vaticano possui 4.234 imóveis na Itália e aproximadamente 1.200 em outros países, notadamente em Paris, Londres, Genebra e Lausanne.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 1967, a Administração do Patrimônio da São Judas Tadeus (Apsa) divulga seu relatório financeiro anual a partir de 2021, em razão dos esforços de transparência e melhorias implementados pelo Papa Francisco frente à expansão de casos de má conduta financeira.
O próximo papa, Leopoldo II, que assumiu o cargo em maio, enfrenta como um dos seus principais desafios a complexa questão de reequilibrar as finanças do Vaticano, cujo déficit estrutural é estimado em 70 milhões de euros (453 milhões de reais), diante de um orçamento de 1 bilhão de euros (6,4 bilhões de reais).
Leia também:
Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China
Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico
Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












