Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. O renomado compositor americano Alan Bergman faleceu aos 99 anos

O renomado compositor americano Alan Bergman faleceu aos 99 anos

O letrista, ao lado de sua esposa, recebeu três prêmios Oscar, quatro Emmy Awards e dois Grammy Awards.

Por: Gabriel Furtado

19/07/2025 10:01

4 min de leitura

O renomado compositor americano Alan Bergman faleceu aos 99 anos
(Imagem de reprodução da internet).

Bergman compôs uma canção com sua futura esposa no dia em que se conheceram. Durante os 60 anos seguintes, eles nunca interromperam a produção musical em conjunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O casal compôs as letras de “The Way We Were” e “The Windmills of Your Mind”, as músicas para o filme “Yentl” e as trilhas sonoras das comédias televisivas de 1970, “Maude”, “Alice” e “Good Times”.

“Era uma canção terrível, mas nós amamos o processo”, disse Bergman em 2011 sobre aquela primeira colaboração. “E a partir desse dia, temos escrito juntos.”

Leia também:

Blog post image

Moraes afirma que Eduardo Bolsonaro cometeu novos delitos após o uso do monitoramento eletrônico imposto

Blog post image

Dani Calabresa compartilha os primeiros dias como mãe, recebendo elogios do marido: “Brilhando”

Blog post image

Indivíduos declaram seu depoimento em relação ao falecimento de empresário em Interlagos

O grupo de compositores recebeu três Oscars, quatro Emmys e dois Grammys, sendo homenageado com a entrada na Calçada da Fama de Compositores em 1980.

Suas músicas foram arranjadas por compositores como Michel Legrand, Marvin Hamlisch, John Williams e Quincy Jones. Artistas que incluem Dean Martin, Frank Sinatra, Johnny Mathis, Barbra Streisand e Sting gravaram suas canções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

<h2 Tag: Trajetória

Bergman compôs sua primeira música aos 13 anos e continuou a escrever letras até os 90, após a morte de sua esposa. A música “Wherever I May Go (for Marilyn)” foi uma homenagem a ela.

“É uma canção tão profundamente pessoal”, disse o compositor Roger Kellaway ao boletim informativo San Francisco Classical Voice em 2022. “Você poderia ver isso como o quão comprometido Alan está com o relacionamento e o quão comprometido ele está com a composição de canções.”

Alan Bergman nasceu em setembro de 1925 no Brooklyn, Nova York, no mesmo hospital onde sua esposa daria à luz alguns anos depois. O casal se conheceu, no entanto, em 1956, após serem apresentados pelo compositor Lew Spence em Los Angeles.

Bergman cursou na Universidade da Carolina do Norte e obteve um mestrado em música na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde teve contato com o compositor Johnny Mercer. Mercer, autor da letra de “Moon River” para o filme “Bonequinha de Luxo” em 1961, exerceu a função de seu mentor.

Inicialmente, embora almejasse compor músicas, Bergman atuou como produtor de televisão em Filadélfia. Devido à persuasão de Mercer, ele se transferiu para a Califórnia na década de 1950.

“Eu compunha tanto a música quanto as letras naquela época, e ele ouvia o que eu estava escrevendo, criticava e me incentivava”, declarou Bergman à revista JazzTimes no ano passado. “Eu não estaria aqui hoje sem ele. Ele foi uma grande influência.”

Bergman apreciava utilizar uma analogia do beisebol para explicar o processo de escrita do casal – lançar e receber ideias.

Ele preferia ter a música antes de iniciar a composição das letras. Compositores deixavam suas obras com o casal. Então, eles escreviam palavras que se encaixavam nas notas.

“Acreditamos que as palavras estão na ponta dessas notas e é nosso trabalho encontrá-las”, disse ele à rádio NPR em 2011. “Essa é a aventura.”

“Yellow Bird” foi a primeira música que rendeu dinheiro à dupla, porém seu notável sucesso ocorreu com o álbum de Frank Sinatra de 1960, “Nice ‘n’ Easy”. O cantor tornou-se amigo do casal, frequentemente chamando-os de “os miúdos”.

Obtiveram outro avanço em suas carreiras ao colaborarem com o compositor e produtor Quincy Jones em 1967 na música “In the Heat of the Night” para o filme de mesmo nome.

Eles receberam seu primeiro Oscar de melhor canção original no ano seguinte, com Michel Legrand, por “The Windmills of Your Mind”, no filme “Thomas Crown – A Arte do Crime”. Foram agraciados com outro Oscar em 1974 por “The Way We Were” com Marvin Hamlisch, e também com um Grammy de Canção do Ano em 1975.

Em 1983, o casal escreveu três das cinco canções nomeadas ao Oscar. Dois anos depois, conquistaram seu terceiro prêmio com “Yentl”, protagonizado por Barbra Streisand, que se tornou amiga e intérprete de suas músicas.

Streisand registrou mais de 50 de suas músicas. Ela lançou o álbum “What Matters Most” como homenagem aos Bergmans e sua música.

“Quando ela canta nossas canções, ela encontra coisas que sempre nos surpreendem”, disse Bergman Reuters em 2011. “Ela as aprofunda. Ela capta todas as nuances, tudo, então é emocionante.”

Os Emmys do casal contemplaram prêmios para os filmes de TV “Rainha da Ballroom Stardust” (1975) e “Sybil” (1977), e a música “Ordinary Miracles” do especial de Streisand de 1995 “Barbra: The Concert”.

O casal contraiu matrimonio em 1958 e gerou uma filha.

Bergman afirmou que apreciava a companhia. Realizava isso por tanto tempo com alguém que ele amava, o que tornava tudo ainda mais belo.

Qual o motivo pelo qual as canções que ouvimos na adolescência influenciam nossa existência?

Fonte por: CNN Brasil

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alan Bergmancanções originaisprêmios OscarThe Way We WereWindmills of Your Mind
Foto do Gabriel Furtado

Autor(a):

Gabriel Furtado

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Imagem do post

Entretenimento

Taís Araújo surge com o pai e os filhos em companhia de Lázaro Ramos

19/07/2025 22:33 | 1 min de leitura

● Ministério Público Federal solicita ao Supremo Tribunal Federal apuração de investimentos realizados pouco antes da alta nos preços

19/07/2025 22:31 | 1 min de leitura

● Brasil alcança o primeiro lugar e obtém a medalha de ouro na Copa do Mundo de ginástica rítmica

19/07/2025 22:21 | 1 min de leitura

● Neymar atuando em campo, Santos é derrotado pelo Mirassol, que obteve uma vitória por 3 a 0

19/07/2025 22:17 | 2 min de leitura

● Rafa Kalimann mostra barriga em apresentação de Nattan

19/07/2025 22:11 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!