O presidente do PP afirma que o governo Lula “ataca” o Congresso

Para o senador Ciro Nogueria, o Palácio do Planalto “não consegue convencer” o Legislativo a “aumentar ainda mais os impostos”. Leia no Poder360.

01/07/2025 16:27

1 min de leitura

O presidente do PP afirma que o governo Lula “ataca” o Congresso
(Imagem de reprodução da internet).

Ciro Nogueira (PP-PI) critica a reação do governo Lula à derrubada do decreto do IOF

O senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), criticou a reação do governo à derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) pelo Congresso, nesta terça-feira (1º de julho de 2025). Para o congressista, diante da dificuldade de aprovar suas pautas no Legislativo, o Palácio do Planalto responde com “ataques”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um governo com pouca força e sem o apoio da população, que compromete as finanças públicas, é o único adversário do povo. Como não consegue convencer o Congresso a aumentar os impostos, resta atacar aqueles que se recusam a prejuicá-lo com novas taxas, escreveu Nogueira, ex-chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, em publicação no X.

Desde a semana passada, o PT e seus aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificaram a defesa do aumento de impostos sobre bancos, apostas e bilionários. O partido afirma que a medida é essencial para garantir justiça tributária. Os membros do PT têm compartilhado vídeos com a narrativa de “ricos versus pobres”, nos quais pessoas de baixa renda são retratadas como sobrecarregadas pela carga tributária.

Leia também:

O governo buscou elevar o IOF para equilibrar as contas em 2025, porém seu decreto foi rejeitado pelo Congresso. Defende ainda a aprovação de uma reforma do Imposto de Renda, com isenção para quem recebe até R$ 5.000 e aumento da alíquota para quem ganha acima de R$ 50.000. A medida enfrenta oposição de alguns parlamentares.

Na segunda-feira (30 de junho), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também criticou a reação do governo. Segundo ele, o Executivo tenta associar ao Congresso a imagem de inimigo do povo. “Quem alimenta o ‘nós contra eles’ acaba governando contra todos”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.