O Oasis, em turnê, resgata o otimismo confiante da década de 90

A apresentação do grupo no Estádio Wembley pareceu maior do que a banda em si, acompanhada de lágrimas e cervejas.

02/08/2025 3:32

3 min de leitura

O Oasis, em turnê, resgata o otimismo confiante da década de 90
(Imagem de reprodução da internet).

“Faz muito tempo”, declarou Liam Gallagher, recebendo os 90 mil fãs no Wembley Stadium, em Londres, na noite de quarta-feira (30). “Obrigado por continuarem conosco, vamos trabalhar duro! Tentem fazer parte da banda!”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cantor do Oasis tem sido um sujeito reservado ultimamente, exceto quando se trata de letras compostas pelo irmão mais velho, Noel. Eles não concederam entrevistas juntos e preferiram que as músicas transmitissem sua mensagem. Essa estratégia tem se mostrado eficaz para a banda, que iniciou sua turnê de reunião em julho e contará com 41 apresentações com ingressos totalmente vendidos.

O comentário de Liam na quarta-feira representou o momento mais próximo de uma admissão dos conflitos passados dos Gallagher; a crise que levou à dissolução da banda, aparentemente definitiva, em 2009. Chegando ao palco com apoio e se despedindo duas horas depois com um breve abraço, os irmãos se apresentaram unidos para uma plateia que considerou a ocasião como um retorno. Em muitos aspectos, isso se confirmou. Após 16 anos, o Oasis finalmente e gloriosamente retornou.

Leia também:

Recordar da infância é algo peculiar, sobretudo quando a memória se apega à história: a minha primeira Copa do Mundo, primeiras Olimpíadas de Verão, e o meu primeiro álbum. Para mim, esse álbum foi “What’s the Story?” Morning Glory”, o segundo trabalho do Oasis, de 1995. “Definitely Maybe”, sua estreia em 1994, era confusa; os singles desse disco, “Supersonic”, “Live Forever” e outros, foram anteriores à minha época. Mas “Morning Glory” chegou com um choque que iluminou a massa cinzenta. “Champagne Supernova”, “Some Might Say”, “Wonderwall”. Isso era cultura – e história – em sua forma mais vivida.

A fita cassete do meu pai passava incessantemente por “Roll with It”, e o rapaz de Liverpool, que insistia em reconhecer a qualidade dos mancunianos, repetia a letra. Diversos outros também concordavam. “ (What’s the Story?) Morning Glory” alcançou quase 350 mil cópias na primeira semana, mais de 22 milhões em todo o mundo até o momento, e é atualmente considerado um dos maiores álbuns de rock já produzidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para muitas pessoas no Reino Unido e em outros lugares, o álbum definiu suas semanas, meses e até anos, sem que ninguém quisesse ou não. Trinta anos depois, as lembranças de algo singular permanecem, com as palavras na memória. Apenas com os dois irmãos de mau humor subindo ao palco foi que as palavras voltaram a ser lembradas.

A apresentação inicial, “Hello”, com o refrão “It’s good to be back”, definiu o clima. Ampla, vigorosa, interpretada em um ritmo ligeiramente acelerado. Era o Oasis saudando os fãs, antigos e novos, e demonstrando uma humildade notável também. Seguiram com “Acquiesce”, que também abordava sua reconciliação: “Porque precisamos uns dos outros e acreditamos uns nos outros”, cantou Noel, relembrando a faixa rara em que os irmãos dividem os vocais principais.

Não houve piedade durante a viagem da banda no tempo, com grande sucesso após sucesso. A comemoração em Poznań – adotada pelo clube de futebol Manchester City, dos Gallagher, e pelos fãs da banda – foi marcante durante “Cigarettes and Alcohol”. Mas tão estrondosa foi a recepção das baladas “Half the World Away” e “Little by Little” – verdadeiramente antológicas. “Aquela música de novo”, provocou Liam, apresentando “Wonderwall”. Ele não precisava ter cantado uma nota sequer, tamanha era a cacofonia no estádio.

Uma multidão entusiasmada observava, sem ressentimento, mas com saudade. Trata-se das recordações de assistir ao Oasis em 2025. Uma banda, e também um acesso ao nosso passado recente e até mesmo não tão distante.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)