Home » Política » O Ministério da Economia afirma ter iniciado estudos técnicos para a judicialização do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sob solicitação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O Ministério da Economia afirma ter iniciado estudos técnicos para a judicialização do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sob solicitação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
A entidade declarou ter solicitado dados ao Ministério da Fazenda para fundamentar a avaliação jurídica e, após a conclusão, comunicará a decisão.
Por: Sofia Martins
1 min de leitura
SP - AUMENTO / IOF - ECONOMIA - Alíquota para operações com cartão de crédito e débito internacional subiu de 3,38% para 3,5% com as medidas anunciadas nesta na última quinta-feira (22) pelo governo federal.
Espera-se que as medidas promovam um aumento de arrecadação de R$ 20,5 bilhões em 2025 e R$ 41 bilhões em 2026. 23/05/2025 - Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
A Advocacia-Geral da União (AGU) comunicou, na sexta-feira (27), que iniciou, sob o pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estudos técnicos para entrar com ação contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que revogou o decreto que havia elevado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O órgão solicitou informações ao Ministério da Fazenda para fundamentar a análise jurídica e, após a conclusão, a AGU divulgará a decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A AGU, a pedido do presidente da República, iniciou uma avaliação técnica sobre as medidas jurídicas a serem tomadas para preservar a validade do Decreto n. 12.499, de 2025 (IOF). A AGU solicitou informações ao Ministério da Fazenda para fundamentar os estudos. Após a conclusão da análise jurídica, a AGU divulgará a decisão adotada.
Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Fernando Dias
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Receba as Novidades!
Permita receber notificações para ficar por dentro das últimas notícias e atualizações.