O Chelsea se torna o primeiro clube a alcançar a conquista de todos os títulos em sua trajetória como SAF
Time inglês consolida sucesso do modelo empresarial com 75% dos títulos continentais conquistados após a transformação em empresa.

O Chelsea tornou-se, no último domingo (13.jul.2025), o primeiro clube europeu a conquistar todos os títulos sob o modelo de SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O clube londrino venceu a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes e garantiu o sucesso do seu empreendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança do Chelsea começou com a aquisição do clube por Roman Abramovich, em 2003, e se firmou com a venda para Todd Boehly e a Clearlake Capital, em 2022, por 4,25 bilhões de libras (R$ 26 bilhões na cotação da época).
Formulário de cadastro
Leia também:

Departamento de Segurança Interna dos EUA diminui o suporte às vítimas de inundações no Texas

“Nenhuma atividade coloca o meio ambiente em risco”, afirma o relator do PL do Licenciamento Ambiental

Alckmin rejeita solicitação do governo para extensão ou diminuição da tarifa divulgada por Trump
Após a conversão para SAF, o Chelsea implementou gestão profissional, infraestrutura atualizada e estratégia de elenco. De acordo com o Football Benchmark, seu valor de mercado aumentou 500 milhões de euros (R$ 3,01 bilhões) entre 2023 e 2024. A nova administração continuou com o foco em sustentabilidade e desempenho esportivo.
Thiago Freitas, da Roc Nation, e Marco Loureiro, da CCLA Advogados, ressaltam que o êxito de SAFs como o Chelsea está relacionado à gestão qualificada e ao planejamento de longo prazo. Eles afirmam que o modelo empresarial facilita a entrada de investidores e aumenta a competitividade, porém, as pessoas responsáveis pelas decisões são determinantes nos resultados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Brasil, o Botafogo alcançou maior sucesso, após se tornar SAF em 2022. Em 2024, o clube carioca conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa da Libertadores.
Uma pesquisa da AtlasIntel, em colaboração com o Globo Esporte, identificou o clube adquirido por John Textor como o mais bem-sucedido do Brasil. Os demais clubes com os melhores desempenhos na gestão são, na ordem, Bahia (2º), Cruzeiro (3º) e Fortaleza (4º).
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.