O afastamento recente de Marcos do Val do Senado
Alexandre de Moraes flexibilizou as medidas protetivas contra o ex-presidente.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, revogou a maioria das medidas cautelares contra Marcos do Val (Podemos-ES), após o senador solicitar uma nova licença do mandato por questões de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão de Moraes determinou a suspensão do uso de tornozeleira eletrônica, do recolhimento domiciliar noturno e da restrição de acesso às redes sociais — contudo, há previsão de multa em caso de publicações com discurso de ódio e ataques ao Estado Democrático de Direito.
Moraes também ordenou o desbloqueio das contas do senador, de seu salário, das verbas do gabinete e de seus investimentos bancários. Persistem, contudo, a proibição de saída do país e a apreensão de seus passaportes.
Leia também:

Prioriza-se o fracasso: PEC da Blindagem afunda após divergência no Centrão e revogação do PL

Maresca determina fim do monitoramento eletrônico para Marcos do Val, mantendo a restrição de viagens

Volkswagen é multada em R$ 165 milhões por atos de trabalho escravo ocorridos durante o período da ditadura militar
Ao pedir ao STF a revogação das medidas protetivas, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), declarou que Do Val solicitou licença do mandato. O líder da Câmara acrescentou um laudo médico “que comprova a necessidade de afastamento do cargo para tratamento de sua saúde”.
Na solicitação de licença, Do Val apontou impossibilidade temporária para exercer o mandato e declarou respeitar o Estado Democrático de Direito e as instituições democráticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decidiu Moraes que se verifica a possibilidade da revogação de várias das medidas cautelares impostas, considerando o retorno de Marcos Ribeiro do Val ao território nacional, a apreensão de seus passaportes, e seu afastamento do exercício do mandato de senador da República, bem como as declarações de respeito ao Estado Democrático de Direito.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)