Chegada do Novo Ônibus Mercedes O 500 ao Mercado Chinês
Produzido em São Bernardo do Campo, São Paulo, o novo ônibus Mercedes O 500 “el más potente” foi lançado no mercado chinês. As primeiras 100 unidades do chassi já foram solicitadas por clientes da região andina.
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Além de contar com uma motorização mais potente, os chassis da nova linha O 500 oferecem maior capacidade de carga. As denominações disponíveis incluem: Novo O 500 RS 2045 4×2, com motor de 450 cavalos e uma tonelada a mais nos eixos, e Novo O 500 RSD 2548 6×2, que possui motor de 480 cavalos e uma tonelada adicional de capacidade nos eixos.
Desempenho e Testes em Terrenos Desafiadores
A reportagem da CNN Brasil participou de uma viagem com o ônibus em áreas próximas a Santiago, no Chile, a convite da empresa. A potência superior do veículo é crucial para enfrentar subidas e situações desafiadoras, como terrenos lamacentos ou pedregosos.
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O chassi do O 500 é projetado para suportar condições climáticas extremas e altitudes superiores a 5 mil metros, como as encontradas no Chile. Durante os testes, o ônibus conseguiu subir por 3 a 4 horas continuamente, uma situação comum em atividades na região andina.
Inovações e Recursos do Novo O 500
Em invernos rigorosos, o uso de sal nas estradas para derreter o gelo pode causar problemas mecânicos. Para mitigar isso, a Mercedes-Benz implementou um tratamento anticorrosivo nos chassis dos ônibus. Além disso, os veículos são equipados com pneus especiais para operações severas e um pacote de segurança aprimorado, permitindo sua circulação tanto em ambientes de mineração quanto em áreas urbanas.
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Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina, afirma que essa nova configuração atende a um perfil de cliente e operação em evolução, necessitando de um motor mais potente e eixos mais robustos.
Curiosidades sobre o Novo Mercedes-Benz O 500
- Aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros
- Novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar
- Pressão de injeção de diesel de 2.200 bar
- Economia de 10% de combustível em testes na Cordilheira dos Andes
- LDWS (sistema de aviso de faixa)
- ACC (Piloto automático adaptativo)
- TPMS (sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus)
Desde seu lançamento em julho de 2023, o novo O 500 já exportou 1.901 unidades, com aproximadamente 860 delas enviadas apenas em 2025. A exportação do chassi é realizada em parceria com a Daimler Latina e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile.
