Na véspera de Natal, o NORAD monitora o trenó do Papai Noel em uma tradição mágica! Descubra como essa encantadora jornada é acompanhada em tempo real!
Anualmente, na véspera de Natal, uma tradição encantadora se repete: o monitoramento do trenó do Papai Noel pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD). Essa iniciativa é coordenada a partir da Base da Força Espacial Peterson, localizada em Colorado Springs, e envolve um comando militar conjunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto “NORAD Tracks Santa” foi criado há cerca de 70 anos, de maneira inusitada, quando um erro em um anúncio levou crianças a ligarem para a central militar. Desde então, essa ação se tornou uma tradição que une tecnologia, espírito natalino e interação com o público.
Na noite de Natal, a Base utiliza radares, satélites, sensores infravermelhos e aviões de caça para rastrear simbolicamente o trenó do bom velhinho enquanto ele entrega presentes ao redor do mundo. As informações sobre sua trajetória são divulgadas em tempo real por meio do site oficial do projeto e atendimentos telefônicos realizados por centenas de voluntários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a tradição, o Papai Noel começa sua jornada pelos primeiros países a celebrar o Natal, no Pacífico Sul, e segue de leste para oeste, aproveitando a escuridão da noite para completar sua missão enquanto as crianças dormem. O monitoramento acompanha todo o trajeto até sua chegada às Américas.
A jornada do Papai Noel inicia-se nas ilhas do Pacífico Sul, os primeiros lugares a receberem os presentes. Em seguida, ele visita a Nova Zelândia e a Austrália, antes de avançar para grandes centros da Ásia, como Japão, Coreia do Sul e China.
Nas horas seguintes, o trenó cruza o continente africano e segue para a Europa. Países como Grécia, Itália, França, Alemanha e Reino Unido costumam receber a visita do Papai Noel entre o fim da tarde e o início da noite, no horário brasileiro.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.