Nadador em jetski é multado em R$ 2,5 mil por perturbar baleias em Santa Catarina
O indivíduo relatou ter se aproximado a menos de dez metros dos animais, o que é proibido.

Piloto de moto aquática recebeu multa de R$ 2,5 mil do Ibama por perturbação intencional de baleias, após se aproximar demais dos animais em Garopaba (SC). O incidente ocorreu na quinta-feira passada (11).
Os agentes do Ibama, em uma fiscalização, constataram a aproximação de dois indivíduos em uma moto aquática a quatro grupos de baleias com filhotes. O piloto informou ter se aproximado a menos de 10 metros dos animais, o que é proibido.
A Portaria Ibama n° 117/1996 determina que embarcações motorizadas devem manter uma distância mínima de 100 metros das baleias, visando evitar impactos contra os animais, reduzir o ruído e preservar seu comportamento.
Leia também:

Polícia executa operação para prender indivíduos acusados de planejar o assassinato do governador de Santa Catarina

Tatuador é condenado por lesão corporal após procedimento em adolescente

Ex-vereador é condenado por homicídio de empresário decorrente de conflito político em estabelecimento bar
Qualquer aproximação inadequada, perseguição, ruído excessivo ou uso descuidado de embarcações pode causar sofrimento aos animais, modificar rotas migratórias, desunir pais e seus filhotes, ou gerar acidentes, conforme explica o agente ambiental Daniel Cohen.
O piloto autuado também causou pânico em pessoas que estavam na beira da orla. De acordo com o próprio infrator às autoridades, seu comportamento gerou indignação entre os banhistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ibama ressalta que as denúncias de crimes ambientais devem ser comunicadas através da Linha Verde: 0800 061 8080.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.