Na atual disputa comercial, percepções dos brasileiros em relação à China e aos EUA se opõem

Uma pesquisa da Quaest aponta que a maioria da população demonstra apoio aos chineses e atitudes negativas em relação aos norte-americanos, além de posi…

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Uma pesquisa realizada nesta terça-feira, 26, pelo instituto Quaest em parceria com a Genial Investimentos aponta que a população brasileira se posicionou a favor da disputa comercial entre Estados Unidos e China. A percepção sobre os Estados Unidos apresentou piora, ao mesmo tempo em que a visão sobre a China, principal adversário do país, melhorou significativamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, de acordo com a pesquisa, 48% dos brasileiros apresentam opiniões desfavoráveis em relação aos Estados Unidos, e 44% se declaram favoráveis – o que demonstra um empate dentro da margem de erro. Em fevereiro do ano anterior, uma pesquisa similar apontava que 58% dos brasileiros tinham visão positiva sobre o país norte-americano, e apenas 24% contra.

No Brasil, a percepção sobre a China tem se transformado. Atualmente, 49% dos brasileiros expressam uma visão positiva em relação ao gigante asiático, enquanto 37% manifestam uma opinião negativa. Em outubro de 2023, os números eram 34% favoráveis e 44% contrários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os pesquisadores também consultaram a opinião dos brasileiros sobre a Argentina (existe um equilíbrio), Israel (o domínio se tornou desfavorável nos últimos meses) e Rússia (as pessoas que se declaram desfavoráveis lideram por ampla margem em todas as etapas da pesquisa).

LEIA TAMBÉM!

Os participantes da pesquisa apresentam opiniões diversas, dependendo de suas posições políticas. Os eleitores de Lula em 2022 manifestam apoio à China, enquanto os que votaram em Jair Bolsonaro são mais inclinados aos EUA e a Israel.

Foram entrevistadas 2.004 pessoas, no período entre 13 e 17 de agosto. As entrevistas ocorreram em oito estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O erro amostral é de dois pontos percentuais, em qualquer direção.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Sair da versão mobile