Na atual disputa comercial, percepções dos brasileiros em relação à China e aos EUA se opõem
Uma pesquisa da Quaest aponta que a maioria da população demonstra apoio aos chineses e atitudes negativas em relação aos norte-americanos, além de posi…
Uma pesquisa realizada nesta terça-feira, 26, pelo instituto Quaest em parceria com a Genial Investimentos aponta que a população brasileira se posicionou a favor da disputa comercial entre Estados Unidos e China. A percepção sobre os Estados Unidos apresentou piora, ao mesmo tempo em que a visão sobre a China, principal adversário do país, melhorou significativamente.
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Atualmente, de acordo com a pesquisa, 48% dos brasileiros apresentam opiniões desfavoráveis em relação aos Estados Unidos, e 44% se declaram favoráveis – o que demonstra um empate dentro da margem de erro. Em fevereiro do ano anterior, uma pesquisa similar apontava que 58% dos brasileiros tinham visão positiva sobre o país norte-americano, e apenas 24% contra.
No Brasil, a percepção sobre a China tem se transformado. Atualmente, 49% dos brasileiros expressam uma visão positiva em relação ao gigante asiático, enquanto 37% manifestam uma opinião negativa. Em outubro de 2023, os números eram 34% favoráveis e 44% contrários.
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Os pesquisadores também consultaram a opinião dos brasileiros sobre a Argentina (existe um equilíbrio), Israel (o domínio se tornou desfavorável nos últimos meses) e Rússia (as pessoas que se declaram desfavoráveis lideram por ampla margem em todas as etapas da pesquisa).
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Os participantes da pesquisa apresentam opiniões diversas, dependendo de suas posições políticas. Os eleitores de Lula em 2022 manifestam apoio à China, enquanto os que votaram em Jair Bolsonaro são mais inclinados aos EUA e a Israel.
Foram entrevistadas 2.004 pessoas, no período entre 13 e 17 de agosto. As entrevistas ocorreram em oito estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O erro amostral é de dois pontos percentuais, em qualquer direção.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












