Mulheres estão liderando e impulsionando o marketing digital
A participação de mulheres está em ascensão em agências e posições de gestão, promovendo inovação, diversidade e visões distintas para o campo.
O progresso do empreendedorismo feminino tem transformado a dinâmica do mercado de marketing digital e SEO no Brasil. Um número crescente de mulheres assume cargos de liderança, estabelece agências e ocupa posições estratégicas, promovendo representatividade e inovação em um setor tradicionalmente masculino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma pesquisa da Diversitera revelou que apenas 35% das posições de alta liderança no país são exercidas por mulheres. O estudo, conduzido entre junho de 2022 e fevereiro de 2025, examinou mais de 90 mil participantes de 70 empresas em 17 setores.
Apesar de ainda ser uma parcela minoritária, essa expansão demonstra uma mudança, com um número maior de mulheres ocupando cargos de liderança e assumindo papéis de destaque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa evolução se reflete também no marketing digital. Elas lideram projetos, formam agências e elaboram estratégias que transcendem o técnico, incluindo novas abordagens de gestão, inovação e relacionamento com clientes.
Modelo de liderança inovador.
A Do Follow, agência especializada em link building e SEO, é um exemplo desse movimento, consolidando-se como referência nacional no setor. Com mais de seis anos de atuação, a empresa utiliza um modelo de gestão colaborativo que integra a visão estratégica e a execução operacional.
Leia também:
Cross Sell: Aprenda a aumentar o ticket da sua empresa com dicas práticas
Cartacapital e Sebrae lançam produção ‘do micro ao macro’
Itau, IFC e FGV Revelam: Capacitação Impulsiona Negócios de Mulheres
Carolina Glogovchan, jornalista e especialista em SEO, é CEO e cofundadora da Do Follow. Com seu marido e sócio, Wellington Glogovchan, COO da agência, estabeleceu uma liderança compartilhada que reforça a representatividade feminina em um setor historicamente dominado por homens.
Mulheres inspiradoras no mundo dos negócios
Com mais de uma década de experiência em marketing e conteúdo, Carolina lidera projetos em diversos setores e compartilha sua rotina e aprendizados nas redes sociais. Sua atuação visa não apenas otimizar resultados no mercado digital, mas também motivar mulheres que almejam empreender.
Reitero o compromisso com a qualidade e, ao mesmo tempo, almejo inspirar mais mulheres a empreender e assumir papéis de liderança no setor digital.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












