Moraes solicita extradição de ex-assessor Eduardo Tagliaferro
Ele está sendo investigado em razão do vazamento de conversas do WhatsApp envolvendo servidores do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleit…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, solicitou a extradição de seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro, que é acusado pela Procuradoria-Geral da República pelo vazamento de conversas de WhatsApp entre servidores do STF e do Tribunal Superior Eleitoral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O procurador-geral, Moraes, enviou ao Ministério da Justiça o pedido, que foi encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty, por sua vez, deve prosseguir com o processo de extradição com o governo da Itália, onde Tagliaferro reside.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou ao Supremo Tribunal Federal a denúncia contra o ex-assessor. Gonet acusou Tagliaferro dos crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o PGR, Tagliaferro infringiu o sigilo funcional ao divulgar conversas sobre assuntos reservados, visando satisfazer interesses ilegais de uma organização criminosa que disseminava notícias falsas em relação ao sistema eleitoral. Adicionalmente, prosseguiu Gonet, Tagliaferro prejudicou a investigação da organização criminosa por meio da mesma conduta e do mesmo propósito.
Em abril, a PF indiciou Tagliaferro pelo vazamento de diálogos de Moraes com auxiliares. Para a acusação, a violação de sigilo funcional foi consciente e voluntária, pois o investigado integrava a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no TSE.
Leia também:
STF Garante Direito ao Silêncio em Abordagens Policiais – Fachin Decide
Alexandre de Moraes conduz audiência no Rio sobre operação Contenção
Ministro Moraes envia carta rogatória aos EUA para notificar Paulo Figueiredo no caso de golpe de Estado
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












