Moraes prossegue com a custódia de Delgatti e Zambelli permanece foragida na Itália

A solicitação apresentada pela defesa para a mudança para o regime semiaberto foi indeferida.

19/07/2025 16:35

1 min de leitura

Moraes prossegue com a custódia de Delgatti e Zambelli permanece foragida na Itália
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a prisão do hacker Walter Delgatti Neto, condenado a oito anos e três meses de reclusão pelo acesso ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solicitação de progressão para o regime semiaberto foi indeferida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O juiz enfatizou a gravidade das ações imputadas ao réu e declarou inexistente qualquer informação adicional que justificasse a alteração do regime de cumprimento da pena. Delgatti está preso desde agosto de 2023, após ser condenado por inserir documentos falsos nos sistemas eletrônicos do CNJ.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que o ataque hacker, ocorrido em janeiro de 2023, visava desmoralizar o Poder Judiciário e promover questionamentos sobre as eleições de 2022. Na trama, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) teria fornecido o documento falso para sua inserção no sistema.

Leia também:

A parlamentar também foi condenada a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar, ao ser considerada mentora da ação criminosa, mas deixou o país antes da sentença. Atualmente, segue foragida na Itália, país no qual possui cidadania, e teve seu nome incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. O governo brasileiro formalizou um pedido de extradição para trazá-la de volta ao Brasil.

Fonte por: Brasil de Fato

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.