O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-capitão, condenado pela tentativa de golpe, encontra-se em regime de prisão domiciliar desde agosto, devido ao descumprimento de medidas protetivas determinadas pela Corte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A solicitação de audiência com Bolsonaro foi feita diretamente pelo governador de São Paulo. Na decisão, assinada nesta segunda-feira 15, o juiz autorizou a visita para 29 de setembro. Tarcísio, contudo, havia solicitado o encontro para esta terça-feira 16. Moraes ressaltou no despacho que “todas as visitas devem observar as determinações legais e judiciais anteriormente fixadas” e determinou a vistoria no porta-malas do veículo do governador após a visita.
O encontro se dá em razão da articulação em favor de uma anistia que inclua Bolsonaro e seus apoiadores. Tarcísio é o nome mais indicado para concorrer em 2026 como o candidato do bolsonarismo e, por isso, tem ido a Brasília na tentativa de influenciar a liderança do Congresso Nacional a tratar do perdão dos condenados pelo escândalo de corrupção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na semana passada, conforme revelado pela CartaCapital, o governador informou a membros do PL que retornaria à capital federal após o julgamento de Bolsonaro com essa finalidade. Estavam previstos nos planos do chefe do Executivo um encontro com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), principal entrave à aprovação de uma proposta que favoreça o ex-presidente.
Tarcísio, contudo, cancelou a agenda em razão de orientações para evitar novos desgastes públicos, sobretudo após suas declarações em 7 de Setembro, quando classificou o ministro do STF Alexandre de Moraes como “tirano”.
LEIA TAMBÉM!
Fonte por: Carta Capital
