Ministro assina decreto e argumenta a favor do programa Mais Médicos
Mozart Sales declara que a sanção é “injusta” e não desconsidera que o Mais Médicos é um programa que defende a vida e representa a essência do SUS.
O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, declarou nesta quarta-feira (13) que a sanção do governo dos Estados Unidos, que revogou seu visto, é injusta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação foi implementada pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, através do programa Mais Médicos, no qual o governo federal brasileiro contratou cubanos para suprir a demanda no SUS (Sistema Único de Saúde), entre 2013 e 2018, sendo considerado “um duro golpe diplomático”.
Mozart foi um dos criadores do programa. Em uma publicação no Instagram, o secretário afirmou: “Essa sanção injusta não tira minha certeza de que o Mais Médicos é um programa que defende a vida e representa a essência do SUS.”
Leia também:

Lula critica Trump e afirma que o Brasil já concedeu o perdão do papel dos EUA no golpe de 1964

O Ministério da Justiça é subordinado à Presidência e requer apoio para suas atividades

O presidente da Câmara, Alves, agendou a instalação da CPI do INSS para a semana seguinte
Ele também mencionou que os médicos cubanos já prestavam atendimento a outros países por meio de ações de cooperação internacional. “Reduziu inúmeras dores, sofrimentos e mortes.”
Mozart, Julio é quem.
Mozart é médico, servidor de carreira do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da UPE (Universidade de Pernambuco). Ele possui doutorado em saúde integral e atuou como vereador no município do Recife entre 2004 e 2008.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mozart também exerceu a função de diretor de gabinete do ministro na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, até o ano de 2010.
No Ministério da Saúde, desempenhou diferentes funções: atuou como assessor do ministro durante o período de 2003 a 2004, chefe de gabinete entre 2011 e 2012 e secretário Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de fevereiro de 2012 a abril de 2014 – foi nessa época que o governo implementou o Mais Médicos.
Publicado por Maria Clara Matos, com informações de Leonardo Ribbeiro.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)