Edson Vandeira Costa participava de uma expedição no Nevado Artesonraju, na Cordilheira Blanca, em companhia de dois indivíduos do Peru, que também não foram localizados.
A família de Edson Vandeira Costa, montanhista brasileiro de 36 anos, busca apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) após seu desaparecimento no Peru , registrado em 29 de maio. Edson participava de uma expedição no Nevado Artesonraju, na Cordilheira Blanca, acompanhado de dois montanhistas peruanos, que também não foram localizados. O grupo deveria retornar no dia 1º de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os familiares, amigos e colegas de montanhismo de Edson Vandeira Costa, fotógrafo e escalador brasileiro de 36 anos, manifestaram a urgência de assistência logística para as operações de busca: “Nós, familiares, amigos e colegas de montanhismo de Edson Vandeira Costa, viemos, por meio desta, fazer um apelo urgente. Mobilizamos todos os recursos possíveis, em colaboração com autoridades peruanas e voluntários locais. No entanto, a região de difícil acesso e de condições climáticas severas. A operação necessita com urgência de apoio logístico mais robusto, incluindo um helicóptero especializado para varreduras aéreas em pontos críticos. Diante da gravidade da situação, apelamos pela atuação urgente do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em parceria com a Embaixada do Brasil no Peru, para intensificar as buscas e garantir que os esforços sejam imediatos, coordenados e eficazes. Cada minuto perdido reduz as chances de um desfecho positivo, e não podemos permitir que a burocracia ou a falta de ação comprometam vidas”.
A carta foi assinada por amigos, familiares, pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), a Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (FEMESP), Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEEMERJ), Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM) e outras 14 organizações relacionadas ao montanhismo no Brasil.
Os desafios encontrados na Cordilheira Blanca são bem documentados, e a família espera que a cooperação entre os governos do Brasil e do Peru possa agilizar as buscas. A esperança de localizar Edson e seus companheiros ainda permanece, e a movimentação em torno do caso segue em expansão.
Publicado por Nátaly Tenório
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.