Minério de ferro registra queda na bolsa de Dalian devido ao aumento da oferta e dos níveis de estoque

O contrato mais negociado de minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian, China, finalizou as sessões do dia com variação de 0,55%.

24/07/2025 12:13

1 min de leitura

Minério de ferro registra queda na bolsa de Dalian devido ao aumento da oferta e dos níveis de estoque
(Imagem de reprodução da internet).

As cotações futuras do minério de ferro na bolsa de Dalian registraram queda na quinta-feira (24), devido ao incremento da oferta proveniente das empresas Vale e Fortescue, bem como ao acúmulo de estoques de aço nas indústrias chinesas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O contrato mais negociado de minério de ferro na DCE (Bolsa de Mercadorias de Dalian) da China terminou o dia com queda de 0,55%, a 811 iuanes (US$ 113,40) por tonelada métrica.

O minério de ferro de referência de agosto, na Bolsa de Cingapura, apresentava alta de 0,44%, a US$ 104,9 por tonelada.

Leia também:

A queda nas indicações de demanda impactou os preços do minério de ferro na bolsa de Dalian, segundo avaliações do ANZ.

A mineradora brasileira Vale apresentou elevação na produção no segundo trimestre, com crescimento de 3,7% em comparação com o ano anterior, ao mesmo tempo em que a australiana Fortescue obteve recorde de envios de minério de ferro no quarto trimestre, com despesas reduzidas, ultrapassando as projeções dos especialistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O volume diário de produção de aço das principais empresas cresceu 2,1% em comparação com o mês anterior, e os estoques aumentaram 3,9%, de acordo com dados da Associação de Ferro e Aço da China.

As exportações de aço de traços da China alcançaram um recorde entre janeiro e maio, totalizando 4,72 milhões de toneladas, quase correspondendo à produção anual de 2024, conforme informações da consultoria chinesa Mysteel.

Contudo, o clima tem sido majoritariamente favorável nesta semana, após o anúncio de que a China prosseguirá com a construção da maior usina hidrelétrica do mundo, o que sustentou os valores do aço.

Como a economia brasileira será afetada com a política de tarifas de Trump?

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.