Milton Hatoum foi nomeado membro honorário da Academia Brasileira de Letras
O autor assumirá o banco n.º 6 da instituição, posição aberta com o falecimento do jornalista Cícero Sandroni.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) nomeou o escritor Milton Hatoum, 72 anos, para a cadeira n.º 6 da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eleito com 33 votos de um total de 34 possíveis, em disputa que teve outros cinco candidatos, o mais recente imortal da ABL irá ocupar a vaga deixada pelo jornalista Cícero Sandroni em 17 de junho do ano em curso.
Hatoum é romancista, contista, ensaísta, tradutor e professor universitário, e nasceu em 19 de agosto de 1952, em Manaus, capital do Amazonas.
Leia também:

Rogério Flausino celebra 18 anos da filha: “Meu eterno ‘amor maior’”

Taylor Swift revela capa e data de lançamento de seu 12º álbum; veja

Manu Cit anuncia noivado: “Vou construir uma família linda”
Ele cursou arquitetura na Universidade de São Paulo (USP) e iniciou sua trajetória na ficção com “Relato de um Certo Oriente” (1989), seu primeiro romance que lhe rendeu o Prêmio Jabuti no mesmo ano.
Seu segundo romance, “Dois Irmãos” (2000), obteve adaptações para o teatro e uma minissérie da TV Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com “Cinzas do Norte” (2005), ele conquistou novamente o prêmio Jabuti e foi eleito Livro do Ano pelo evento, além dos prêmios Bravo!, APCA e Portugal Telecom.
“Órfãos do Eldorado” (2008) recebeu adaptação para o cinema.
Adicionalmente, sua lista de obras de sucesso inclui “A noite da espera” e “Pontos de fuga”, além de coletâneas de contos e crônicas, como “A cidade ilhada” e “Um solitário espreita”.
Milton Hatoum também é reconhecido por seu trabalho como tradutor e já recebeu homenagens como a medalha da Ordem do Mérito Cultural (2008), o título de Oficial da Ordem des Arts et des Lettres do governo francês (2017) e o Prêmio Juca Pato/Intelectual do Ano (2018).
A obra ainda está em atividade, com o último volume de sua trilogia, intitulado “Dança de enganos”, sendo lançado em outubro deste ano pela Companhia das Letras.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)