Investidores encerram operações com contratos futuros nos Estados Unidos e adotam posições em ativos de proteção, como ouro e franco suíço.
As ações caíram no início da sessão asiática de sexta-feira (13), impulsionadas por uma liquidação nos contratos futuros dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que os preços do petróleo subiram após Israel realizar um ataque militar ao Irã, levando os investidores a buscarem ativos seguros, como o ouro e o franco suíço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ataque israelense eleva o risco de uma nova escalada nas tensões no Oriente Médio, uma região crucial para a produção de petróleo, em um contexto de forte pressão sobre a economia global e os mercados financeiros, considerando a reestruturação das políticas comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump.
O mercado reagiu rapidamente, com quedas de 1,5% nos futuros do S&P E-mini dos EUA e recuo de 1,7% nos futuros do Nasdaq.
O índice Nikkei do Japão desvalorizou-se em 1,4% e o KOSPI da Coreia do Sul recuou em 1,2%.
O petróleo Brent avançou mais de 6%, atingindo US$ 73,56 o barril. O ouro subiu 1%, para aproximadamente US$ 3.419 a onça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Israel anunciou estado de emergência em resposta a uma possível ofensiva de mísseis e drones provenientes de Teerã, após realizar um ataque preventivo contra o programa nuclear do Irã.
Ocorrências de explosões foram relatadas a nordeste de Teerã, Irã, na manhã de sexta-feira, segundo a agência estatal Nour News.
Duas fontes americanas, que preferiram não ser identificadas, afirmaram que Israel iniciara ataques contra o Irã e que os Estados Unidos não forneceram apoio ou participaram da operação. A CNN Internacional informou que Trump estava convocando uma reunião de gabinete.
Os traders estão buscando proteção com a disseminação de relatos de um ataque ao Irã, afirmou Karl Schamotta, estrategista-chefe de mercado da Corpay em Toronto.
No entanto, os detalhes sobre a extensão e a dimensão do ataque permanecem escassos e as ações têm sido relativamente restritas até o momento.
As tensões cresciam conforme os esforços de Trump para alcançar um acordo nuclear com o Irã se mostravam em um impasse.
As autoridades americanas e iranianas devem se reunir no domingo (15) em Omã para a sexta rodada de negociações sobre o aumento do programa de enriquecimento de urânio de Teerã, segundo informações de ambos os países e de seus mediadores omanenses.
O franco suíço subiu aproximadamente 0,4%, atingindo 0,8072 por dólar americano, e seu porto seguro, o iene, valorizou-se 0,3%, para 143,06 por dólar.
O euro recuou 0,3% para 1,1553, revertendo parcialmente a alta de 0,9% registrada na noite anterior.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.