Mercado europeu apresenta pouca variação com expectativa de reunião entre EUA e Ucrânia

Índice europeu que monitora as ações do setor aeroespacial e de defesa avançou 0,7%, após registrar queda na sessão anterior.

18/08/2025 17:41

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

As ações europeias apresentaram pouca variação nesta segunda-feira (18), em um cenário antecedido a reuniões de líderes da Ucrânia e da União Europeia com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após uma cúpula entre a Rússia e os EUA que não resultou em um acordo imediato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou em alta de 0,1%, após registrar a segunda alta semanal consecutiva na sexta-feira (15).

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, teve encontros com Trump e outros líderes europeus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump e Putin se encontraram na sexta-feira (15) e decidiram que um acordo de paz deveria ser desenvolvido sem a implementação de um cessar-fogo.

O índice europeu que acompanha as ações do setor aeroespacial e de defesa aumentou 0,7%, após ter caído na última sessão.

Leia também:

“Se alcançarmos um acordo de paz, é provável que o mercado o avalie positivamente, embora isso ainda não esteja claro neste momento, já que as partes envolvidas parecem bastante distantes”, afirmou Kiran Ganesh, estrategista de múltiplos ativos do UBS Global Wealth Management.

Não há grande clareza sobre como eles (catalisadores importantes do mercado) podem evoluir, e por isso o mercado tem permanecido sem direção.

A vasta maioria dos compartimentos do índice STOXX 600 registrou declínio, com perdas de 1,6% nas empresas do setor de mineração e 0,5% no setor bancário, representando os maiores impactos.

Em LONDRES, o Índice Financial Times subiu 0,21%, atingindo 9.157,74 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,18%, atingindo os 24.314,77 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 caiu 0,50%, atingindo 7.884,05 pontos.

Em Milão, o índice FTSE/MIB registrou desvalorização de 0,03%, atingindo 42.641,72 pontos.

Em Madri, o Ibex-35 apresentou queda de 0,17%, atingindo 15.251,70 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 aumentou 1,28%, atingindo os 7.880,25 pontos.

O Brasil ocupa a segunda posição entre os países com as maiores taxas de juros reais, após o aumento da taxa Selic.

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.