Mercado asiático encerra a sessão em alta, impulsionado pela diminuição das tarifas sobre automóveis importados dos EUA

Investidores na Ásia e em outras regiões do mundo acompanham o relatório de emprego divulgado nos Estados Unidos, conhecido como payroll.

05/09/2025 8:28

1 min de leitura

Mercado asiático encerra a sessão em alta, impulsionado pela diminuição das tarifas sobre automóveis importados dos EUA
(Imagem de reprodução da internet).

As bolsas asiáticas encerraram em alta nesta sexta-feira (5), após os EUA anunciarem a redução de tarifas sobre importações de carros do Japão e com a expectativa de dados do mercado de trabalho americano que podem influenciar o Fed (Banco Central) a retomar cortes de juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice Nikkei avançou 1,03% em Tóquio, atingindo 43.018,75 pontos, um dia após o presidente Donald Trump assinar ordem executiva que implementa o acordo comercial que os EUA negociaram com o Japão em julho, diminuindo as tarifas sobre automóveis japoneses destinados ao mercado americano.

Nos mercados da China continental, houve recuperação após três dias de declínio. O Xangai Composto subiu 1,24%, atingindo 3.812,51 pontos, e o Shenzhen Composto avançou 3,19%, a 2.405,82 pontos.

Leia também:

Na véspera, as bolsas chinesas sofreram perdas consideráveis após informações de que autoridades em Pequim estavam avaliando medidas para conter um recente avanço das ações locais.

Em outras regiões da Ásia, o Hang Seng obteve alta de 1,43% em Hong Kong, atingindo 25.417,98 pontos, o Taiex avançou 1,30% em Taiwan, a 24.494,58 pontos, e o Kospi, da Coreia do Sul, registrou leve alta de 0,13% em Seul, a 3.205,12 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investidores na Ásia e em outras regiões também acompanham o relatório de emprego oficial dos EUA, conhecido como payroll, que impacta as previsões sobre o número de cortes de juros básicos que o Fed poderá realizar até o final do ano.

A expectativa para a reunião de setembro do Fed é de uma aposta próxima de 100% na redução das taxas, conforme aponta a ferramenta de monitoramento do CME Group.

O mercado australiano fechou em alta, com o S&P/ASX 200 avançando 0,51% em Sydney, atingindo 8.871,20 pontos.

Compreenda as alegações de Trump sobre a diretora do Fed de “fraude hipotecária”.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.