Marcos do Val desafia STF e embarca para os EUA

Senador afirma estar na Disney de férias e alegar não ter solicitado passaporte devido à avaliação de que o bloqueio do documento foi irregular.

25/07/2025 6:15

2 min de leitura

Screenshot
Screenshot

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) desafiou uma decisão do STF e viajou para os Estados Unidos. Usando uma camiseta com as orelhas do Mickey Mouse, o senador promoveu uma transmissão ao vivo na quinta-feira (24.jul.2025) e declarou que está com a família na Disney.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Minha filha nasceu aqui, é norte-americana. (…) Eu estou na Disney. Vim passar férias. Férias. Minha filha está de férias e nós estamos em recesso parlamentar, não sei por quê, mas estamos”, declarou o senador.

Marcos do Val é investigado por obstrução de Justiça após divulgar fotos do delegado da Polícia Federal Fábio Schor, responsável por investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia também:

Em agosto de 2024, o ministro do STF Alexandre de Moraes ordenou a apreensão de seu passaporte e o bloqueio de suas contas nas redes sociais. Na ocasião, a PF não localizou o documento do senador. Em fevereiro deste ano, a 1ª Turma do STF rejeitou, por unanimidade, um recurso do senador e manteve o bloqueio do passaporte.

Na transmissão, Marcos do Val afirmou que, ao receber a visita de dois agentes da PF em Vitória para apreender seu passaporte diplomático, ele se recusou a ceder o documento. “Se estou exercendo [a função] de senador, eu poderia ter cometido um crime, mas ainda não fui julgado e condenado. Ou seja, a lei me garante ainda ter um passaporte”, declarou o senador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a transmissão, Marcos do Val apresentou a capa e o conteúdo de um passaporte diplomático, além das capas de um passaporte civil brasileiro, um passaporte português e dois passaportes norte-americanos.

Ele publicou em seu perfil no Instagram, que está bloqueado no Brasil, uma mensagem aos seus seguidores: “Hoje estou aqui, nos Estados Unidos. Depois de 2 anos e meio de perseguição impiedosa por parte de Alexandre de Moraes – que tentou me calar, me impedir, me destruir e até cancelou ilegalmente o meu passaporte, num ato desesperado de abuso de poder”. O Poder360 acessou a postagem a partir de Portugal.

O senador relaciona sua situação com a revogação do visto norte-americano de Alexandre de Moraes, anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na semana passada.

Na semana em que Alexandre de Moraes teve seu visto suspenso pelo governo norte-americano – um fato que trará graves consequências diplomáticas e pessoais para ele e sua família –, os Estados Unidos tomaram outra atitude. Reconheceram, reafirmaram e ampliaram a minha função diplomática. E mais: me acolheram oficialmente como cidadão norte-americano, afirmou na mensagem junto a uma foto em que aparece segurando 2 passaportes.

A viagem de Marcos do Val aos EUA foi divulgada por reportagem do portal Uol. De acordo com a publicação, o congressista foi avistado em um voo que chegou na noite de quarta-feira (23.jul) em Miami. O registro da entrada do senador consta no sistema da alfândega dos EUA.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.