Lula viaja aos EUA para a Assembleia Geral da ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou neste domingo (21) para os Estados Unidos (EUA) com o objetivo de participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento acontecerá entre os dias 22 e 24 de setembro, em Nova York.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A comitiva presidencial será acompanhada por importantes ministros, incluindo Mauro Vieira (Relações Exteriores), Camilo Santana (Educação), Marina Silva (Meio Ambiente), Márcia Lopes (Mulheres), Jader Barbalho (Cidades) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas). A publicação das autorizações de viagem foi feita no Diário Oficial da União (DOU).
Prioridades da Política Externa Brasileira
A montagem da comitiva visa apresentar as prioridades da política externa do Brasil. O presidente Lula participará de discussões sobre o cenário na Palestina e a crise climática, preparando o país para a COP30, que ocorrerá em Belém em novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses encontros são cruciais para o Brasil, que busca se posicionar em temas globais de grande relevância. A preparação para a COP30, em particular, demonstra o compromisso do país com a busca por soluções para as mudanças climáticas.
Dificuldades e Restrições Americanas
A comitiva final foi definida após enfrentar restrições impostas pelos Estados Unidos à liberação dos vistos de alguns ministros e integrantes do governo. Essa situação gerou dificuldades na viagem de alguns membros da equipe.
LEIA TAMBÉM!
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desistiu de viajar após o governo de Donald Trump estabelecer restrições à sua circulação em Nova York. Padilha justificou a situação com base em um desacordo com o Acordo de Sede, mencionando a limitação de sua movimentação a poucos quarteirões da cidade.
Visto Revogado para o Ministro Lewandowski
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também recebeu um visto dos Estados Unidos, após a revogação da restrição anterior em agosto. No entanto, ele não participará das atividades em Nova York.
