Lula manifesta críticas a Trump em relação a declarações sobre Bolsonaro, ao mesmo tempo em que defende a liberdade de Cristina Kirchner

O presidente afirma que o Brasil não tolerará “intervenção de qualquer pessoa”; publicou imagem solicitando a libertação da argentina.

07/07/2025 14:21

2 min de leitura

Lula manifesta críticas a Trump em relação a declarações sobre Bolsonaro, ao mesmo tempo em que defende a liberdade de Cristina Kirchner
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil não tolerará “intervenção ou administração de terceiros”, em reação às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), que apoiou Jair Bolsonaro (PL). Em 3 de julho, contudo, foi visto em uma foto com um banner que solicitava a libertação da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano e não aceitamos interferência ou tutela de qualquer entidade. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei.

Trump criticou na segunda-feira (7 de julho de 2025) o que considerou um “tratamento terrível” ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em publicação na rede social Truth Social, afirmou que o Brasil está promovendo uma “caça às bruxas” contra o ex-mandatário.

Leia também:

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro”, escreveu Trump. “Eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”.

Lula esteve em Buenos Aires para a cúpula do Mercosul em 3 de julho. Encontrou-se com Cristina Kirchner na ocasião. A argentina afirmou que o petista foi utilizado em guerra judicial quando foi preso em 2018. “Lula também foi perseguido, usaram a guerra judicial contra ele, chegando a prendê-lo, e tentaram silenciá-lo. Não conseguiram. Ele voltou com o voto do povo brasileiro e de cabeça erguida”, escreveu Kirchner em sua página no X (ex-Twitter).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de oferecer minha solidariedade a ela por tudo que tem passado, desejei toda a força para continuar lutando com a mesma firmeza que tem marcado sua trajetória na vida e na política. Pude sentir nas ruas o apoio popular que tem recebido e sei bem o quanto essa demonstração de reconhecimento é importante nos momentos mais difíceis, escreveu Lula em sua página no X. Em foto publicada no dia do encontro, Lula segura um cartaz que diz “Cristina Livre” ao lado do escritor e pintor argentino Adolfo Pérez Esquivel.

Fonte por: Poder 360

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.