Lula aumenta sua popularidade após o aumento das tarifas e ocupa a primeira posição em todas as projeções para as eleições de 2026, aponta o Atlas

O candidato petista se fortaleceu em face da repercussão do governo Trump, apresentando vantagem sobre todos os concorrentes de direita nos cenários de …

31/07/2025 9:27

2 min de leitura

Lula aumenta sua popularidade após o aumento das tarifas e ocupa a primeira posição em todas as projeções para as eleições de 2026, aponta o Atlas
(Imagem de reprodução da internet).

As intenções de voto em Lula (PT) nas eleições de 2026 progrediram entre junho e julho, conforme a nova pesquisa do instituto AtlasIntel, publicada nesta quinta-feira 31. O avanço do petista na disputa pela reeleição acompanha a reação ao tarifário imposto por Donald Trump contra produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na pesquisa, Lula ocupa a primeira posição nos três cenários em que seu nome é citado. Ele também apresenta vantagem em relação a todos os outros candidatos em possíveis disputas no segundo turno.

A situação é mais favorável do que a observada em junho, quando ficava atrás de Jair Bolsonaro (PL) nas fases finais do primeiro e segundo turnos. O petista também igualava tecnicamente com Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) em possíveis confrontos diretos.

Leia também:

Lula lidera Bolsonaro por 3,6 pontos se ambos concorrerem no 1º turno, e também venceria o ex-presidente no 2º turno. O ex-capitão, vale ressaltar, está inelegível e, até o momento, não está autorizado a ser candidato em 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em confrontos com Michelle e Tarcísio, Lula já apresentava vantagem no primeiro turno, porém enfrentava dificuldades em ampliar sua liderança em disputas de segundo turno.

Na pesquisa de quinta-feira, o presidente consolidou sua liderança em relação aos demais candidatos no primeiro turno, e essa vantagem aumentou no segundo, com vitória sobre Michelle por 4,7 pontos percentuais (50,6% contra 45,9%) e sobre Tarcísio por 3,8 pontos (50,4% contra 46,6%).

Analise os resultados dos dois cenários de 1º turno:

Cenário 1

Cenário 2

Eleição complementar.

O levantamento AtlasIntel também investigou as intenções de voto dos brasileiros em sete cenários distintos de segundo turno. Lula obteria a vitória em todas as disputas contra os representantes da direita.

Sem Lula.

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira também testou um cenário de disputa eleitoral sem a presença do presidente Lula. O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, foi o nome mencionado como substituto.

Cenário 3

O estudo, em colaboração com a Bloomberg, coletou dados de 7.334 indivíduos entre os dias 25 e 28 de julho, utilizando o método de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). O erro amostral é de um ponto percentual.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)