Lula aparece em vantagem nas projeções para a disputa do primeiro turno de 2026, com resultado técnico empatado com Tarcísio no segundo turno, segundo levantamento do Genial/Quaest
Uma pesquisa eleitoral, conduzida entre 10 e 14 de julho, consultou 2.004 indivíduos em 120 cidades de todas as regiões do Brasil; a margem de erro é de…

Uma pesquisa recente da Genial Quest aponta os possíveis cenários eleitorais para a presidência da República em 2026, evidenciando a liderança do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme os dados divulgados nesta quinta-feira (17), caso a eleição ocorresse neste momento, Lula seria reeleito com 32% das intenções de voto, ultrapassando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que registra 26%. Outros candidatos, como Ciro Gomes, Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, apresentam variações entre 8% e 2% nas intenções de voto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um cenário hipotético, se a oposição fosse liderada por Michele Bolsonaro, o presidente ainda detém 30% das intenções de voto, em comparação com 19% da ex-primeira-dama. Ciro Gomes, Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema mantêm percentuais menores. A pesquisa também considerou um cenário com Tarcísio de Freitas como candidato da direita, onde Lula mantém a liderança com 32%, enquanto o governador de São Paulo e Ciro Gomes estão tecnicamente empatados. Em um confronto com Eduardo Bolsonaro, Lula teria 31% das intenções de voto, com o deputado federal licenciado e Ciro Gomes novamente empatados.
Uma pesquisa, conduzida entre 10 e 14 de julho, coletou dados de 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, abrangendo 120 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. Os resultados oferecem uma análise detalhada das preferências eleitorais contemporâneas e evidenciam a força de Lula em diferentes cenários de primeiro turno. Além desses cenários, a Genial Quest também avaliou possíveis disputas de segundo turno. Em um confronto direto entre Lula e Bolsonaro, o atual presidente obteria 43% dos votos, enquanto o ex-presidente alcançaria 37%. Em outros cenários de segundo turno, Lula também se manteria vencedor contra Tarcísio de Freitas, Michele Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, com percentuais variando entre 41% e 43% para o ex-presidente.
Leia também:

Bolsonaro propõe negociação com Trump e afirma que a tarifa só diminui com anistia no Brasil

Exportações de carne brasileira atingem patamar máximo, contudo, alta taxa de impostos gera dúvidas

Chippu começa a disponibilizar a assinatura do Disney+ através do seu aplicativo
Com informações de Roberto Nonato e Soraya Lauand
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.