Lula anuncia retomada da UFN-III com investimentos de R5 bilhões
Lula anuncia retomada da UFN-III com investimentos significativos impulsionam autonomia alimentar brasileira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta – feira, dia 25 em Três Lagoas (MS), que a retomada das obras na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN – III) representa um passo crucial para fortalecer o Brasil e diminuir sua dependência do mercado internacional por insumos agrícolas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A unidade passou por uma reavaliação técnica e econômica realizada pela Petrobras e teve suas atividades reiniciadas após anos paralisada desde 2015. O empreendimento foi incluído no Novo PAC federal e receberá investimentos superiores aos R 5 bilhões.
Retomando UFN – III: Capacidades produtivas
Com esta revitalização, a expectativa é gerar cerca de oito mil postos de trabalho diretos ou indiretamente durante todo período das obras na fábrica da estatal petroleira.
Prevista para operar em 2029, o complexo terá capacidade robusta para produzir diariamente três mil e seiscentos toneladas de ureia granulada e duas mil e duzentas toneladas de amônia. Essa produção visa atender parte significativa do consumo nacional por fertilizantes agrícolas no país.
Durante a cerimônia que marcou esse retorno industrial à Petrobras, Lula também reforçou o papel estratégico da empresa brasileira no desenvolvimento econômico geral e criticou os anos de paralisação sem justificativa aparente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Soberania alimentar versus dependência externa
O presidente destacou dados divulgados pelo Ministério da Casa Civil: atualmente, 85% dos insumos utilizados na agricultura brasileiras são importações.
Para ele, manter essa obra parada por mais de uma década expôs o Brasil às flutuações causadas em conflitos internacionais. “Não tem explicação para ninguém porque uma empresa dessa magnitude… ficou parado [por] doze anos”, declarou Lula ao público presente no evento.
Leia também
“E o país pagando preços absurdos de fertilizantes que poderiam ser produzidos aqui,” completou ainda o mandatário federal sobre a importância desse controle produtivo interno e como isso se alinha à busca pela soberania nacional.”
Desenvolvimento industrial além da extração
A retomada é vista pelo governo não apenas como um projeto energético, mas parte integral de estratégia maior: ampliar recursos internos e diminuir essa dependência externa. “Eu sonho que vamos ter acima de 70% de todo fertilizante que nós precisamos neste país”, afirmou Lula em seu discurso.
Este objetivo reflete uma visão mais ampla onde ele argumenta que nenhum país pode alcançar plena autonomia sem controlar os elementos essenciais para sua produção.
O chefe do Executivo também defendeu o papel multifacetado da Petrobras no Brasil; segundo suas palavras, a estatal deve desempenhar função estratégica além simplesmente produzir petróleo bruto na plataforma continental brasileira.”
Critica à privatização e valor ao trabalho nacional
“Não houve ganho real com as vendas dos ativos estatais nos últimos anos,” criticou petista. Ele questionou qual foi exatamente melhoria de qualidade ou benefício direto percebido pelo povo brasileiro em relação aos processos recentes de desinvestimento.
Ainda sobre economia local, Lula lembrou que durante seus mandatos anteriores setores como este empregaram milhares de trabalhadores brasileiros.
Ele alertou contra o modelo puramente importador: “Comprar pode ser mais barato, mas você não forma mão de obra qualificada; você não paga salário nem gera emprego para este país.”
Além disso, destacou a importância da Petrobras na formação profissional e no avanço tecnológico do Brasil, citando sua capacidade mundial comprovada. Por fim, reforçou ainda que um desenvolvimento econômico competitivo depende diretamente tanto da expansão educacional em áreas técnicas quanto universitárias — matemática, física ou engenharia —, garantindo uma base sólida ao povo brasileiro como motor internacional de crescimento nacional.