Loongson lança CPU 3E6000 com 64 núcleos e desempenho equivalente ao Xeon 8380
Processador para servidores da Loongson atinge desempenho equivalente ao de CPU da Intel, em 2019.

A Loongson lançou nesta semana seu novo processador de alto desempenho para servidores, o 3E6000, que possui 64 núcleos e 128 threads. Trata-se de uma das CPUs mais potentes já desenvolvidas na China, com desempenho que compete com o Intel Xeon 8380, lançado em 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O 3E6000 possui 32MB de cache, quatro canais de memória de 72-bit e seu clock atinge até 2,2GHz. De acordo com resultados de benchmark divulgados pela Loongson, o 3E6000 é 35% mais rápido que o Xeon 8380 no teste inteiro do Spec CPU 2017, embora apresente um desempenho 14% inferior no teste de ponto flutuante.
O slide apresenta o componente com a identificação LS3C6000/Q. O 3E6000 representa o modelo de referência da série 3C6000.
Leia também:

Intel lança atualização no Linux para o Lake Nova, marcando a transição e encerrando o ciclo da Family 6 após duas décadas

Intel lança silenciosamente três novas CPUs Core Ultra 5, baseadas na arquitetura Arrow Lake

Pesquisadores alcançam novo marco na computação quântica, registrando uma taxa de erro próxima de zero
O novo processador de 64 núcleos não ultrapassa totalmente a CPU baseada em Ice Lake, com 40 núcleos originalmente lançada há seis anos. Contudo, o que chama a atenção no desenvolvimento de chips chineses não é o que eles conseguem entregar atualmente, mas sim a rapidez com que avançam.
A CPU 3E6000 integra tecnologias desenvolvidas na China.
Semelhante a concorrentes do Ocidente, a Loongson implementou um design de chiplets para atingir um alto número de núcleos. No caso do 3E6000, o processador possui um perfil quad-chiplet, interligado com o Coherent Link, tecnologia própria da empresa. Trata-se algo anáao Intel Mesh, NVLink da NVIDIA ou Infinity Fabric da AMD.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É interessante destacar que a empresa inicialmente planejava lançar o 3E6000 no ano anterior, o que implica não apenas que seu lançamento foi adiado, mas também que o desenvolvimento de seus sucessores já está mais avançado.
Arquitetura nova em desenvolvimento.
A Loongson está desenvolvendo uma arquitetura inédita para a geração 3B6600 de seus processadores, para uso doméstico. Utilizam núcleo LA864 com clock até 3GHz, e a fabricante promete entregar desempenho próximo das gerações 13ª e 14ª da Intel – os Raptor Lake.
.
Ainda não dispomos de informações sobre o que será o sucessor do 3E6000, equipado com esses núcleos LA864 novos, mas existe um potencial para mais um avanço de desempenho. Se a Loongson conseguir se aproximar das gerações mais recentes de seus concorrentes a cada lançamento, não demorará muito para entregar produtos de grande destaque.
Tom’s Hardware
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.