A capacidade de narrar histórias eficazes emerge como um elemento crucial para líderes que buscam engajamento, influência e a concretização de ideias em…
No coração do Vale do Silício, onde startups se transformam em gigantes e ideias ousadas geram bilhões, uma habilidade se destaca como essencial para líderes: o storytelling. Geoff Ralston, ex-presidente da Y Combinator, afirma: “Você pode chamar de soft. Eu chamo de fundamental”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se você busca uma promoção no trabalho, o desenvolvimento de habilidades de liderança é crucial. Um treinamento de quatro aulas e com certificado oferece as ferramentas necessárias para se tornar um líder mais eficaz. Garanta sua vaga aqui.
A Inc Magazine publicou a declaração que ressalta algo que vai além da comunicação: a capacidade de transformar uma visão em uma narrativa que mobiliza pessoas. Segundo Ralston, o papel de um empreendedor – e de qualquer líder – é projetar um futuro que ainda não existe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não basta ter uma boa ideia ou um bom produto; é preciso convencer clientes, investidores e equipes a acreditar na construção dessa visão. E é aí que o poder de contar uma boa história entra em jogo.
A história da criação do Airbnb ilustra esse poder. Em 2008, Brian Chesky e Joe Gebbia, endividados, alugaram colchões infláveis em seu apartamento para participantes de uma conferência em São Francisco, faturando US$ 200 e transformando a ideia em negócio. Para manter o projeto vivo, criaram caixas de cereal temáticas, que venderam por US$ 40 cada.
Ao apresentarem a startup à Y Combinator, os investidores não se encantaram com o modelo, mas se impressionaram com os fundadores. “Era impossível não gostar deles”, disse um dos parceiros da aceleradora. A história que eles contaram – com emoção, autenticidade e propósito – foi decisiva para conquistar apoio.
No mundo corporativo, o storytelling se tornou uma ferramenta estratégica para líderes que desejam engajar equipes, apresentar ideias com clareza e gerar confiança. Não se trata de floreios, mas de dar sentido ao que se faz e inspirar pessoas a seguirem juntas.
Em um cenário onde liderar exige mais do que expertise técnica, saber contar histórias se tornou um diferencial competitivo, separando líderes comuns de líderes inesquecíveis.
A EXAME, em parceria com a Saint Paul, apresenta o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas. Durante o treinamento, os alunos descobrirão o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00. Não há barreiras para acompanhar: a iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo. Os interessados devem se inscrever clicando aqui.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.