Líder mexicano acredita em acordo com os Estados Unidos até agosto

Claudia Sheinbaum afirmou que a soberania do país não está à disposição para negociação e que “o povo do México sempre vence”.

12/07/2025 20:33

1 min de leitura

Líder mexicano acredita em acordo com os Estados Unidos até agosto
(Imagem de reprodução da internet).

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou, no sábado (12.jul.2025), que o país buscará estabelecer um acordo com os Estados Unidos para diminuir as alíquotas de exportação antes de agosto. O presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), implementou a tarifa de 30% sobre os produtos mexicanos neste sábado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já foi instalada uma mesa de trabalho para que não haja aumento nos impostos em 1º de agosto. Cremos que, conforme se desenvolveram as conversas, chegaremos a um acordo antes disso […]. O povo do México sempre triunfa. Temos clareza de que há algo que nunca é negociável. É a soberania do nosso país.

A presidente informou que uma delegação do México, composta pelos secretários de Relações Exteriores, Fazenda, Segurança Pública e Energia do país, se reuniu na sexta-feira (11.jul) com representantes dos departamentos de Estado, Comércio e Energia e com o Conselho de Segurança Nacional e da Representação Comercial dos Estados Unidos.

Leia também:

Trump justificou a taxação do México com base na alegação de que o país tem demonstrado insuficiência no combate ao tráfico de drogas na fronteira com os Estados Unidos.

O México ainda não impediu os cartéis que buscam transformar toda a América do Norte em um paraíso do narcotráfico. Claramente, isso não pode acontecer! A partir de 1º de agosto de 2025, aplicaremos uma taxa de 30% sobre produtos mexicanos enviados para os Estados Unidos, independentemente de outras tarifas setoriais. Leia o documento completo (PDF – 101 kB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Analise as cartas enviadas aos países e suas tarifas de Trump.

Anunciado em 12 de julho:

Anunciado em 9 de julho:

Anunciado em 7 de julho:

Fonte por: Poder 360

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.