Leia e observe a íntegra do discurso de Lula na TV sobre as tarifas

O chefe do executivo reiterou o discurso de soberania nacional, principal pauta do governo em oposição à medida tarifária.

18/07/2025 1:47

1 min de leitura

Leia e observe a íntegra do discurso de Lula na TV sobre as tarifas
(Imagem de reprodução da internet).

Em transmissão nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a “chantagem inaceitável” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao anunciar a alíquota de 50% sobre a importação de produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chefe do executivo também comentou sobre a colaboração do parlamentar afastado em relação aos Estados Unidos. “Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo.”

Lula declarou que o governo está dialogando com os setores afetados pela tarifação e reiterou o discurso de soberania nacional, principal lema do governo contra a ação de Trump. “Estamos juntos na defesa do Brasil. E faremos isso com a cabeça erguida, seguindo o exemplo de cada brasileiro e cada brasileira que acorda cedo e vai à luta para trabalhar, cuidar da família e ajudar o Brasil a crescer”, afirmou.

Leia também:

Reunimo-nos com representantes dos setores produtivos, sociedade civil e sindicatos. Esta é uma grande ação conjunta que abrange a indústria, o comércio, o setor de serviços, o setor agrícola e os trabalhadores.

Juntos, defenderemos o Brasil. Faremos isso com orgulho, seguindo o exemplo de cada brasileiro e cada brasileira que se dedica ao trabalho, à família e ao desenvolvimento do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continuaremos a investir em relações diplomáticas e comerciais favoráveis, não somente com os Estados Unidos, mas com todos os países do mundo.

Caso seja necessário, empregaremos todos os instrumentos legais para proteger a nossa economia. Abrange desde recursos da Organização Mundial do Comércio até a Lei da Reciprocidade, sancionada pelo Congresso Nacional.

Não existem ganhadores em disputas protecionistas. Somos uma nação de paz, sem adversários. Acreditamos no multilateralismo e na cooperação entre as nações.

O Brasil tem apenas um proprietário: o povo brasileiro.

Fonte por: Carta Capital

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.