Juventus sob investigação por possível violação do fair play financeiro; sanções podem vir até 2026

Resultado do processo será anunciado entre março e junho de 2026, e clube italiano pode enfrentar sanções econômicas e esportivas severas.

16/10/2025 16:31

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Juventus sob investigação da Uefa por fair play financeiro

A Juventus, time da Série A italiana, anunciou nesta quinta-feira (16) que está sendo investigada pela Uefa por possíveis infrações às normas de fair play financeiro. A informação foi divulgada nas demonstrações financeiras do clube, que serão apresentadas na assembleia anual de acionistas marcada para 7 de novembro.

De acordo com o comunicado, a Uefa notificou a Juventus em 18 de setembro sobre a abertura de um processo para investigar possíveis violações das regras de ganhos do futebol europeu entre 2022 e 2025. O resultado da investigação deve ser divulgado na primavera do próximo ano no Hemisfério Norte, entre março e junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A equipe alertou que o processo pode levar a “eventual sanção econômica e possíveis restrições esportivas”. As normas financeiras da Uefa permitem que os clubes tenham perdas de até 60 milhões de euros (aproximadamente US$ 70 milhões) em um período de três anos.

Leia também:

Esse limite pode ser aumentado em 10 milhões de euros anuais se o clube atender a quatro critérios que a entidade considera como indicadores de “boa saúde financeira”. Atualmente, a Juventus ocupa a quinta posição no Campeonato Italiano, com 12 pontos em seis jogos, tendo iniciado a temporada de forma modesta, com três vitórias e três empates.

Controlado há um século pela família Agnelli, o clube registrou um prejuízo de 58 milhões de euros no exercício fiscal encerrado em 30 de junho. O último lucro anual da Juventus ocorreu na temporada 2016/2017.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.