Isidor e Ida Straus: Relógio de Ouro do Titanic à Venda por até £1 Milhão!

Isidor e Ida Straus, vítimas icônicas do Titanic, são lembrados por sua escolha de não se separar. Relógio de ouro de Isidor será leiloado por até £1 milhão.

22/11/2025 11:40

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Isidor e Ida Straus: Vítimas Notáveis do Titanic

Isidor e Ida Straus são lembrados como um dos casais mais emblemáticos entre as vítimas do desastre do Titanic, sendo também um dos poucos passageiros da primeira classe a falecer. O casal, que foi retratado no filme vencedor do Oscar em 1997, recebeu uma oferta para embarcar em um dos botes salva-vidas, mas optou por não se separar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O corpo de Isidor, coproprietário da loja de departamentos Macy’s em Nova York, foi recuperado após o naufrágio, enquanto o de sua esposa nunca foi encontrado. Mais de um século após o famoso desastre marítimo, o relógio de bolso que Isidor usava no momento está prestes a ser leiloado.

Relógio de Ouro à Venda

O relógio de ouro, que foi recuperado do corpo de Isidor e devolvido ao filho do casal, Jesse, possui um valor estimado de até £1 milhão (cerca de R$ 7 milhões) no leilão marcado para este sábado (21). A peça é gravada com as iniciais de Isidor e a data de 6 de fevereiro de 1888, que marca seu 43º aniversário e o ano em que ele e seu irmão Nathan se tornaram sócios plenos da Macy’s.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Descrito pela casa de leilões britânica Henry Aldridge & Son como “uma das peças mais importantes e icônicas do Titanic já oferecidas à venda”, o relógio foi passado por gerações da família antes de ser colocado à venda. No filme “Titanic”, os Straus foram retratados abraçados em uma cama enquanto o navio afundava.

Últimos Momentos do Casal

Na realidade, o casal estava voltando para os Estados Unidos da Alemanha, seu país natal, e foi visto pela última vez por sobreviventes de mãos dadas no convés, antes de serem varridos por uma onda. Embora tenham sido direcionados para o bote salva-vidas número oito, Isidor se recusou a embarcar enquanto homens mais jovens não tinham a mesma oportunidade, conforme documentos dos Arquivos Nacionais do Reino Unido.

Leia também:

Sua esposa, Ida, também se negou a embarcar, afirmando: “Onde você for, eu vou”.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.