Irã pune com amputação as mãos três indivíduos sentenciados por furto

A punição, pouco utilizada, é prevista no Código Penal do país. Organizações não governamentais de defesa dos direitos humanos criticam.

31/07/2025 19:23

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Judiciário iraniano anunciou nesta quinta-feira, 31, que autoridades amputaram as mãos de três homens sentenciados por roubo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A punição, pouco utilizada, está prevista no Código Penal iraniano. Ela geralmente se aplica aos infratores que cometem novos crimes.

A amputação das mãos de três ladrões profissionais que cometeram diversos roubos foi executada na província de Azerbaijão Ocidental, informou o site Mizan Online, Órgão do Judiciário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os condenados foram presos há anos e estavam sob diversas denúncias em várias províncias. As amputações foram realizadas após a confirmação das penas pela Suprema Corte, em razão da recusa dos indivíduos em restituir os bens roubados, notadamente joias de ouro.

Organizações não governamentais de defesa dos direitos humanos têm condenado nos últimos anos a aplicação de penas de amputação no Irã.

Leia também:

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.