O Irã comunicou à Arábia Saudita e ao Catar que não participará de negociações com os Estados Unidos enquanto cidades iranianas permanecerem sob ataque de Israel, e até que a resposta de Teerã seja finalizada, disse um diplomata regional à CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diplomata declarou que as notícias divulgadas pela mídia, que indicavam que o Irã solicitara a Omã e o Catar atuarem como intermediários com os EUA para assegurar um cessar-fogo com Israel e retomar as negociações nucleares, são imprecisas.
O diplomata não comunicou a data prevista pelo Irã para finalizar sua retaliação.
LEIA TAMBÉM!
O ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr Albusaidi, declarou no sábado (14) que a sexta rodada de negociações entre Teerã e Washington, prevista para domingo (15), foi cancelada, porém ressaltou que “diplomacia e diápermanecem o único caminho para uma paz duradoura”.
O governo iraniano comunicou, na segunda-feira (16), através do presidente Masoud Pezeshkian, ao Sultão de Omã, Haitham bin Tariq Al Said, que “apoiaria soluções diplomáticas por meio do diáe da negociação”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No sábado, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou que as negociações com os Estados Unidos são “injustificáveis” em face dos ataques israelenses em cidades iranianas.
Fonte por: CNN Brasil