Irã negou ter solicitado ao Omã e ao Catar que atuassem como intermediários com os Estados Unidos para alcançar um cessar-fogo com Israel.
O Irã comunicou à Arábia Saudita e ao Catar que não participará de negociações com os Estados Unidos enquanto cidades iranianas permanecerem sob ataque de Israel, e até que a resposta de Teerã seja finalizada, disse um diplomata regional à CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diplomata declarou que as notícias divulgadas pela mídia, que indicavam que o Irã solicitara a Omã e o Catar atuarem como intermediários com os EUA para assegurar um cessar-fogo com Israel e retomar as negociações nucleares, são imprecisas.
O diplomata não comunicou a data prevista pelo Irã para finalizar sua retaliação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr Albusaidi, declarou no sábado (14) que a sexta rodada de negociações entre Teerã e Washington, prevista para domingo (15), foi cancelada, porém ressaltou que “diplomacia e diápermanecem o único caminho para uma paz duradoura”.
O governo iraniano comunicou, na segunda-feira (16), através do presidente Masoud Pezeshkian, ao Sultão de Omã, Haitham bin Tariq Al Said, que “apoiaria soluções diplomáticas por meio do diáe da negociação”.
No sábado, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou que as negociações com os Estados Unidos são “injustificáveis” em face dos ataques israelenses em cidades iranianas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.