A Prefeitura de São Paulo divulga o calendário do IPTU 2026! Consulte os valores a partir de 15 de janeiro e saiba como garantir descontos e parcelamentos.
A Prefeitura de São Paulo anunciou o calendário do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para 2026. Os valores do imposto estarão disponíveis para consulta online a partir de 15 de janeiro. Os moradores têm a opção de pagar à vista, com um desconto de 3%, ou parcelar em até dez vezes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o ano de 2026, a Prefeitura informou que apenas a primeira parcela, ou a parcela única, do IPTU será enviada por correio aos contribuintes. Aqueles que optarem pelo parcelamento deverão emitir as demais parcelas pela internet. Além disso, há a possibilidade de reajuste sobre imóveis residenciais e comerciais, que pode chegar a 10%, e a revisão da PGV (Planta Genérica de Valores), que isentará mais de 1 milhão de imóveis da cobrança, enquanto outros 540 mil terão reduções proporcionais.
O primeiro prazo para o pagamento do imposto está previsto para fevereiro. Os vencimentos são definidos da seguinte forma:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os pagamentos poderão ser realizados via Pix ou pelo internet banking dos bancos conveniados, utilizando o número de cadastro do imóvel. Também é possível efetuar o pagamento presencialmente nos guichês de caixa e lotéricas, apresentando o documento impresso.
O IPTU pode ser pago por débito automático, onde o contribuinte deve quitar a primeira parcela por um dos meios mencionados e selecionar a opção até o primeiro vencimento.
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.