Inscrições abertas para o Vestibular Indígena 2026 da Unicamp e UFSCar! Garanta sua vaga até 28 de novembro e participe das provas em janeiro.
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) iniciou nesta segunda-feira (3) o período de inscrições para o Vestibular Indígena 2026. Este vestibular, unificado entre a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), é destinado a estudantes de etnias indígenas do Brasil que tenham cursado escolas públicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 28 de novembro.
Nesta edição, a Unicamp disponibiliza 130 vagas, enquanto a UFSCar oferece 65, totalizando 195 oportunidades. Os candidatos devem realizar uma única inscrição, podendo escolher até dois cursos, sendo um em cada universidade. Para participar, é necessário comprovar o pertencimento a uma das etnias reconhecidas no Brasil, conforme a documentação que deve ser apresentada no momento da matrícula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As provas estão agendadas para 11 de janeiro de 2026, em cidades como Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A aplicação das provas depende de um número mínimo de 60 candidatos por local.
O exame será em língua portuguesa, com 50 questões de múltipla escolha e uma redação.
As questões abordarão conteúdos de linguagens e códigos (14 questões), ciências da natureza (12), matemática (12) e ciências humanas (12). Para os candidatos ao curso de licenciatura em música, será exigida a realização de uma prova de habilidades específicas, com o envio eletrônico de vídeos entre 3 de novembro e 8 de dezembro, através do site da Comvest.
Candidatos que não compareceram a duas ou mais edições anteriores sem justificativa aceita terão suas inscrições indeferidas. A lista com as inscrições deferidas será divulgada em 5 de dezembro, com prazo para recursos até 9 de dezembro. A versão final da lista será publicada em 12 de dezembro.
As chamadas para matrícula ocorrerão entre 2 de fevereiro e 10 de março de 2026, de forma online, através do sistema da Comvest.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.