Inep divulga resultados do Enamed, exame que avalia a formação médica no Brasil. Mais de 96 mil candidatos participaram e podem acessar suas notas
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação), anunciou nesta sexta-feira (12) os resultados do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica). Esta é a primeira edição do exame, que foi criado em abril de 2025 pelo governo federal, e aplicado aos estudantes que estão concluindo os cursos de medicina no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O principal objetivo do Enamed é avaliar a qualidade do ensino e da formação oferecida pelas escolas médicas. Além disso, o exame serve como uma ferramenta de apoio na seleção de alunos para programas de residência médica. Mais de 96 mil candidatos estavam aptos a realizar a prova.
Os participantes podem acessar seu desempenho individual por meio do sistema disponibilizado. Com a nota obtida, os candidatos têm a oportunidade de utilizar a pontuação no Enare (Exame Nacional de Residência), que é administrado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para preenchimento de vagas na residência médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prova do Enamed foi elaborada com base na matriz de referência do Enare.
A iniciativa do Enamed, segundo o Inep, busca melhorar a qualidade dos cursos de medicina, fortalecer o Sistema Único de Saúde e estabelecer um modelo padronizado de avaliação na área. Em agosto, o MEC já havia anunciado medidas rigorosas para cursos que apresentarem desempenho insatisfatório no novo exame, incluindo a possibilidade de suspensão da entrada de novos estudantes nas graduações de Medicina mal avaliadas.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.