Índice de desocupação diminuiu em 18 unidades federativas no segundo trimestre

A taxa de desocupação no Brasil atingiu o menor patamar da série histórica, registrando 5,8%.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A taxa de desemprego diminuiu em 18 estados brasileiros no período compreendido entre janeiro e junho, conforme dados divulgados na sexta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os novos dados complementam informações divulgadas no final de julho que indicaram que a taxa de desocupação é a menor da série histórica do país: 5,8%.

O estudo revelou que nos estados (e no Distrito Federal) sem redução no desemprego, o cenário foi de estabilidade – isto é, não houve aumento. As menores taxas de desemprego no segundo semestre foram de Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%). Por outro lado, Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%) apresentam os índices mais elevados.

LEIA TAMBÉM!

Os dados de hoje revelam um desemprego mais elevado entre as mulheres (6,9%, em contraste com 4,8% dos homens) e entre a população preta (7%) e parda (6,4%), quando comparada à branca (4,8%).

O IBGE divulgou os dados sobre formalização: 74,2% dos trabalhadores do setor privado possuem carteira assinada. As maiores taxas são de Santa Catarina (87,4%), São Paulo (82,9%) e Rio Grande do Sul (81,2%). Já os menores índices são do Maranhão (53,1%), Piauí (54,5%) e Paraíba (54,6%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desempenho médio mensal atingiu 3.477 reais, indicando um aumento em comparação com o trimestre anterior (3.440 reais).

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile