Índice de desocupação diminuiu em 18 unidades federativas no segundo trimestre
A taxa de desocupação no Brasil atingiu o menor patamar da série histórica, registrando 5,8%.
A taxa de desemprego diminuiu em 18 estados brasileiros no período compreendido entre janeiro e junho, conforme dados divulgados na sexta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os novos dados complementam informações divulgadas no final de julho que indicaram que a taxa de desocupação é a menor da série histórica do país: 5,8%.
O estudo revelou que nos estados (e no Distrito Federal) sem redução no desemprego, o cenário foi de estabilidade – isto é, não houve aumento. As menores taxas de desemprego no segundo semestre foram de Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%). Por outro lado, Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%) apresentam os índices mais elevados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados de hoje revelam um desemprego mais elevado entre as mulheres (6,9%, em contraste com 4,8% dos homens) e entre a população preta (7%) e parda (6,4%), quando comparada à branca (4,8%).
O IBGE divulgou os dados sobre formalização: 74,2% dos trabalhadores do setor privado possuem carteira assinada. As maiores taxas são de Santa Catarina (87,4%), São Paulo (82,9%) e Rio Grande do Sul (81,2%). Já os menores índices são do Maranhão (53,1%), Piauí (54,5%) e Paraíba (54,6%).
Leia também:
Ibovespa quebra recorde, dólar recua e tarifaço sobre produtos brasileiros em pauta
Tesouro: Dívida Federal Recua em Setembro, Crescimento Anual Persiste
Fed Reduz Juros nos EUA: Fed Decide Corte em Taxas em Outubro de 2025
O desempenho médio mensal atingiu 3.477 reais, indicando um aumento em comparação com o trimestre anterior (3.440 reais).
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












